Menu
SADER_FULL
domingo, 26 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Vicentina: Saúde realizam blits para orientar a população sobre AIDS

11 Dez 2009 - 09h17Por Fátima News, com Assessoria


Pensando na população de Vicentina, a Secretaria de Saúde do Município realizou uma blitz para concientizar a população. A Blitz foi realizada na avenida Padre José Daniel, saída para Fátima do Sul, com o apoio da Polícia Militar do Município. Participou do evento a Secretária de Saúde do Município Josiane Oliveira e Silva e a equipe de Saúde Familiar do Jardim Vista Alegre.

Conheça mais sobre a AIDS

A aids é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo pelo HIV. A transmissão ocorre por meio do contato com sangue, sêmen, secreção vaginal ou leite materno da pessoa doente. O vírus destrói os linfócitos (células responsáveis pela defesa do nosso organismo), tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido. Vale destacar que suor, lágrima, beijo no rosto ou na boca e uso comum de sabonete, toalha, copos ou talheres, entre outros, não transmitem a doença.

No Brasil, o primeiro caso da doença foi notificado em 1983. Nesse mesmo ano, começou a mobilização nacional de luta contra a epidemia, com a união de forças entre o governo e a sociedade civil. A primeira ação foi em São Paulo , com a criação da Coordenação Estadual de DST/Aids pelo governo estadual e a mobilização de ativistas de ONGs de pessoas vivendo com o HIV.

A epidemia no Brasil é considerada estabilizada, com cerca de 33 a 35 mil casos por ano.

O Brasil reduziu em 41,7% a incidência de casos de aids em crianças menores de cinco anos de idade de 1997 a 2007. O coeficiente de mortalidade também caiu cerca de 70,0% (em 1997, o coeficiente de mortalidade era de 2,0 por 100 mil habitantes caindo para 0,6, em 2007). A taxa de incidência de aids nessa faixa etária é utilizada para monitorar rotineiramente a transmissão vertical do HIV, pois praticamente representa o total de casos (93,9% das notificações).

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"