Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 28 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Vettel faz pole, e Massa largará em segundo no GP do Bahrein

13 Mar 2010 - 11h09Por UOL Esportes

Apesar de tantas mudanças dentro e fora das pistas, a Fórmula 1 2010 começou como a temporada anterior acabou. Neste sábado, a Red Bull, potência das corridas finais de 2009, mostrou ser uma das forças para este Mundial e fez com o alemão Sebastian Vettel a pole position para a prova de abertura do ano, realizada no Bahrein.

Vettel cravou o melhor tempo com 1min54s101. Completa a primeira fila o brasileiro Felipe Massa, de volta após o forte acidente de 2009, que bateu Fernando Alonso por quatro décimos na briga interna da Ferrari. O espanhol sai na terceira colocação. Já Michael Schumacher segue mais lento que o companheiro de Mercedes GP Nico Rosberg (5º), e larga em 7º.

Com quatro campeões mundiais e todas as suas estrelas no Q3, a sessão de classificação que reúne os dez mais velozes e define as primeiras posições do grid de largada, Vettel mostrou o bom acerto da Red Bull, superando outras favoritas. Além de Ferrari e Mercedes, a McLaren também ficou para trás: Lewis Hamilton foi quarto e Jenson Button, atual campeão, sai em oitavo, apenas.

“Foi uma grande surpresa, porque nos testes de inverno ninguém sabia as condições das outras equipes. Será uma longa prova. Não um ‘sprint’, mas uma prova de resistência”, definiu Vettel, que parabenizou Massa pelo retorno. “Tenho muito respeito pelo que ele fez. É muito bom tê-lo de volta.”

Nas duas primeiras partes do treino, Lucas Di Grassi e Bruno Senna apresentaram evolução com seus carros, mas saem em 22º e 23º, respectivamente. Já Rubens Barrichello, em sua primeira prova pela Williams, larga em 11º, tendo ficado muito próximo da classificação ao Q3.

O TREINO

O brasileiro Lucas Di Grassi foi o primeiro a entrar na pista no Q1 e registrar tempo, após um problema hidráulico pela manhã. Com seu carro da Virgin Racing, o objetivo foi também usar o treino para seguir ajustando o modelo, pouco testado na pré-temporada. Ele fez de início 2min02s131, superando o que atingira na sexta-feira.

No entanto, foi Alonso o primeiro piloto de ponta no asfalto, já levando os tempos para a casa de 1min55s no Q1, que elimina sete carros. Logo em seguida, Massa já passou à frente do novo companheiro de Ferrari.

Ao fim dos 15 minutos, o mais veloz foi Alonso, recuperando a primeira colocação nos segundos finais. Como era esperado, Virgin e Hispania não conseguiram passar do Q1, deixando Lucas Di Grassi, em 22º, seguido por Bruno Senna. O indiano Karun Chandhok fez sua estreia, mas não deixou a última colocação.

“Nós tivemos a primeira oportunidade de fazer mudanças de acerto, mas passamos do ponto, então o carro estava muito difícil de pilotar. Tentamos fazer o máximo de voltas e com certeza o carro estará melhor amanhã”, disse Senna, à TV Globo.

Na segunda parte do treino, já apenas com equipes principais, Vettel saiu na frente. Mais uma vez, os pilotos foram em massa para a pista nos três minutos finais e novamente o alemão liderou.

ENTENDA O TREINO

Em mais uma temporada, os treinos classificatórios da F-1 essão divididos em três partes: Q1, Q2 e Q3. A diferença em 2010 é no número de carros do grid, que passou de 20 a 24. Com isso, agora são sete eliminados após os 15 minutos do Q1. O mesmo número de carros mais lentos fica fora após o Q2, sendo que o Q3 leva os dez mais velozes para a decisão das primeiras colocações da prova de domingo, em uma sessão de apenas dez minutos.

Apesar das dificuldades, Schumacher e Button passaram com os dois piores tempos, respectivamente, enquanto Rubens Barrichello foi o 11º e ficou fora da sessão definitiva.

Já no Q3, a definição do grid começou com uma boa briga interna da Ferrari, com Fernando Alonso iniciando melhor a sessão em relação a Massa e liderando a cinco minutos do final, ficando provisoriamente com a pole position.

No entanto, Vettel voltou a mostrar que a Red Bull dará trabalho nesta temporada e não teve dificuldades para bater as Ferraris de Massa e Alonso. Já com cronômetro zerado, ele fez o tempo de 1min54s101 contra 1min54s242 de Massa. Schumacher, que só foi à pista nos minutos finais, cravou então o sétimo tempo e conseguiu ficar à frente de Button.

A abertura do Mundial de Fórmula 1 de 2010, no Bahrein, acontece às 9h deste domingo.

Leia Também

PICTURE SEO E SEUS BENEFÍCIOS
Os benefícios de SEO para comércio eletrônico
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe entra na sala de casa e flagra filha de 13 anos fazendo sexo oral no padrasto bombeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
O chamado de Abraão
CARRO DESGOVERNADO
Aluno de 13 anos é atropelado e prensado contra muro de colégio por carro desgovernado
SOB INVESTIGAÇÃO
Amigos saem para pescar e encontram cadáver boiando em rio
DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio