Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Vettel faz pole, e Massa largará em segundo no GP do Bahrein

13 Mar 2010 - 11h09Por UOL Esportes

Apesar de tantas mudanças dentro e fora das pistas, a Fórmula 1 2010 começou como a temporada anterior acabou. Neste sábado, a Red Bull, potência das corridas finais de 2009, mostrou ser uma das forças para este Mundial e fez com o alemão Sebastian Vettel a pole position para a prova de abertura do ano, realizada no Bahrein.

Vettel cravou o melhor tempo com 1min54s101. Completa a primeira fila o brasileiro Felipe Massa, de volta após o forte acidente de 2009, que bateu Fernando Alonso por quatro décimos na briga interna da Ferrari. O espanhol sai na terceira colocação. Já Michael Schumacher segue mais lento que o companheiro de Mercedes GP Nico Rosberg (5º), e larga em 7º.

Com quatro campeões mundiais e todas as suas estrelas no Q3, a sessão de classificação que reúne os dez mais velozes e define as primeiras posições do grid de largada, Vettel mostrou o bom acerto da Red Bull, superando outras favoritas. Além de Ferrari e Mercedes, a McLaren também ficou para trás: Lewis Hamilton foi quarto e Jenson Button, atual campeão, sai em oitavo, apenas.

“Foi uma grande surpresa, porque nos testes de inverno ninguém sabia as condições das outras equipes. Será uma longa prova. Não um ‘sprint’, mas uma prova de resistência”, definiu Vettel, que parabenizou Massa pelo retorno. “Tenho muito respeito pelo que ele fez. É muito bom tê-lo de volta.”

Nas duas primeiras partes do treino, Lucas Di Grassi e Bruno Senna apresentaram evolução com seus carros, mas saem em 22º e 23º, respectivamente. Já Rubens Barrichello, em sua primeira prova pela Williams, larga em 11º, tendo ficado muito próximo da classificação ao Q3.

O TREINO

O brasileiro Lucas Di Grassi foi o primeiro a entrar na pista no Q1 e registrar tempo, após um problema hidráulico pela manhã. Com seu carro da Virgin Racing, o objetivo foi também usar o treino para seguir ajustando o modelo, pouco testado na pré-temporada. Ele fez de início 2min02s131, superando o que atingira na sexta-feira.

No entanto, foi Alonso o primeiro piloto de ponta no asfalto, já levando os tempos para a casa de 1min55s no Q1, que elimina sete carros. Logo em seguida, Massa já passou à frente do novo companheiro de Ferrari.

Ao fim dos 15 minutos, o mais veloz foi Alonso, recuperando a primeira colocação nos segundos finais. Como era esperado, Virgin e Hispania não conseguiram passar do Q1, deixando Lucas Di Grassi, em 22º, seguido por Bruno Senna. O indiano Karun Chandhok fez sua estreia, mas não deixou a última colocação.

“Nós tivemos a primeira oportunidade de fazer mudanças de acerto, mas passamos do ponto, então o carro estava muito difícil de pilotar. Tentamos fazer o máximo de voltas e com certeza o carro estará melhor amanhã”, disse Senna, à TV Globo.

Na segunda parte do treino, já apenas com equipes principais, Vettel saiu na frente. Mais uma vez, os pilotos foram em massa para a pista nos três minutos finais e novamente o alemão liderou.

ENTENDA O TREINO

Em mais uma temporada, os treinos classificatórios da F-1 essão divididos em três partes: Q1, Q2 e Q3. A diferença em 2010 é no número de carros do grid, que passou de 20 a 24. Com isso, agora são sete eliminados após os 15 minutos do Q1. O mesmo número de carros mais lentos fica fora após o Q2, sendo que o Q3 leva os dez mais velozes para a decisão das primeiras colocações da prova de domingo, em uma sessão de apenas dez minutos.

Apesar das dificuldades, Schumacher e Button passaram com os dois piores tempos, respectivamente, enquanto Rubens Barrichello foi o 11º e ficou fora da sessão definitiva.

Já no Q3, a definição do grid começou com uma boa briga interna da Ferrari, com Fernando Alonso iniciando melhor a sessão em relação a Massa e liderando a cinco minutos do final, ficando provisoriamente com a pole position.

No entanto, Vettel voltou a mostrar que a Red Bull dará trabalho nesta temporada e não teve dificuldades para bater as Ferraris de Massa e Alonso. Já com cronômetro zerado, ele fez o tempo de 1min54s101 contra 1min54s242 de Massa. Schumacher, que só foi à pista nos minutos finais, cravou então o sétimo tempo e conseguiu ficar à frente de Button.

A abertura do Mundial de Fórmula 1 de 2010, no Bahrein, acontece às 9h deste domingo.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fatima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
Fotos: Mairinco de PaudaAÇÕES DO GOVERNO DE MS
Elogiado pelos suinocultores, programa Leitão Vida já garantiu mais de R$ 50 milhões em incentivos
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis