Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 19 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

VESTIBULAR: Medicina está entre os mais concorridos da UFGD

25 Nov 2009 - 15h15Por Fátima News, com Assessoria

 

 

 

 

Além da infraestrutura, faculdade avançou em número de docentes e no oferecimento de Mestrados, Residências Médicas e Multiprofissional em Saúde

 

 

 

O curso de Medicina desponta na lista dos cursos de graduação mais concorridos oferecidos pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Conforme a relação de candidatos por vaga do processo seletivo do ano passado, a concorrência ficou em 65 por 1, ou seja, de 65 candidatos para disputar uma vaga na Federal. Seguem a listagem também os cursos de Direito (15/1); Nutrição (11/1); Administração (10/1); Ciências Contábeis (9/1); Agronomia (9/1) e Educação Física (8/1).

 

O curso de Medicina é integral (matutino e vespertino), com duração de 6 anos e disponibiliza 50 vagas para os estudantes. A sua implantação ocorreu em 2000, anteriormente à criação da UFGD, vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e atendeu uma demanda da sociedade da Grande Dourados. Inicialmente, as aulas teóricas ocorriam no antigo Ceud e contava com o apoio da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) que cedeu na época os laboratórios do curso de Enfermagem.

 

Com a transformação do campus de Dourados da UFMS em UFGD, em 2005, o curso de Medicina passou a fazer parte da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e recebeu investimentos do Governo Federal no intuito de melhorar o ensino e a pesquisa e principalmente a assistência aos pacientes. As salas de aula e a administração de prédio da FCS foram mobiliados e os laboratórios foram equipados para as aulas práticas. O número de professores efetivos aumentou consideravelmente e hoje soma 37 efetivos e 1 substituto.

 

Muitos alunos integram diversas Ligas Acadêmicas que contribuem para a melhoria da estrutura do curso, entre elas a da Hipertensão, de Emergência e Trauma, Geriatria, Diabetes, Terapia Intensiva e Oncologia. Em 2007, tiveram início os estágios supervisionados com a contratação de preceptores e o curso mais uma vez ganha em qualidade com a transferência da administração do Hospital Universitário (HU) para a UFGD.

 

Com objetivo de melhorar a qualificação dos futuros médicos, a UFGD conta hoje com um Mestrado Profissional realizado pela Fiocruz na cidade, com duas áreas de atuação: Mestrado em Vigilância em Saúde de Fronteira e Mestrado em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente e já submeteu a proposta ao CAPES do Mestrado em Ciências da Saúde, que tem como objetivo facilitar o acesso à formação qualificada em nível de pós-graduação aos profissionais da área de saúde. Ambos os Mestrados estabelecem futuras colaborações entre os docentes que ministrarão os cursos e os da região Centro Oeste e do Paraguai.

 

E, a partir do ano que vem, o HU/UFGD oferecerá a Residência Multiprofisisonal em Saúde, com área de concentração em Atenção Cardiovascular e Saúde Indígena para nutricionistas, psicólogos e enfermeiros e ainda duas Residências Médicas já aprovadas pelo Ministério da Educação, uma em Clínica Médica e outra em Pediatria.

 

Em 2009, a Faculdade de Ciências da Saúde também começou a ofertar a primeira turma do curso de Nutrição no período noturno já dentro dos preceitos do REUNI e com perspectivas para iniciar novos cursos nos próximos três anos, dentre eles o de Farmácia.

 

E, para beneficiar não só os cursos de Medicina e Nutrição, mas todos da UFGD, mais de R$ 4 milhões do Ministério da Educação para a UFGD foram viabilizados via Senador Delcídio do Amaral para a implantação do Instituto de Biotecnologia que ficará ao lado do HU/UFGD. O local servirá para a realização de pesquisas e a capacitação dos profissionais de saúde da região.

 

“Além de aprimorar ainda mais o curso de Medicina e o HU, permitindo à instituição desenvolver pesquisas na área de saúde e criando as condições para o desenvolvimento da pós-graduação, o Instituto vai qualificar os profissionais da área de saúde beneficiando diretamente a população da região, inclusive com a realização de exames laboratoriais na própria cidade de Dourados”, enfatizou o reitor da UFGD, Damião Duque de Farias.

 

O curso de Medicina e de Nutrição são opções dos 27 cursos de graduação oferecidos pela UFGD no Vestibular 2010. As inscrições vão até o dia 18 de dezembro e as provas acontecem no dia 17 de janeiro. Mais informações pelo telefone: 67-3427-2587.

 

 

 

 

Leia Também

BAIXA RENDA
Auxílio Gás: governo libera o pagamento no valor de R$ 52
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem um aumento e registra 351 mortes em 24 horas
OMICRON
Brasil dobra contágio nas 24h e registra 74,1 mil novos casos de covid-19 e 121 mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Carne e Sangue como nós
ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG