Menu
SADER_FULL
segunda, 27 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Vereadores votaram mais de 2.200 proposições em 2010

24 Jan 2011 - 10h54Por Dourados News
O ano de 2010, apesar de acontecimentos político-administrativos que alteraram praticamente toda a composição do legislativo municipal, foi de muito trabalho para os vereadores douradenses. Levantamento feito pela secretaria geral da Casa aponta um saldo altamente positivo da atuação parlamentar, com a discussão e aprovação de projetos de grande interesse social.

 

Durante todo o ano, foram realizadas 43 sessões ordinárias e duas extraordinárias, estas convocadas pelo executivo municipal e, portanto, sem pagamento de jetom. Em plenário, os vereadores discutiram e votaram 146 projetos de lei, 32 projetos de lei complementar, oito projetos de decreto legislativo, dois projetos de resolução e cinco projetos de emenda à LOM (Lei Orgânica do Município).

No mesmo período também foram apresentadas pelos vereadores, 1.412 indicações, 150 requerimentos e 480 moções.

Indicação é a proposição em que o vereador sugere aos poderes competentes, que não os da estrutura administrativa do município em que exerce seu mandato, medidas de interesse público e é feita à Mesa Diretora para que esta encaminhe ao destinatário.

Requerimento é a proposição verbal ou escrita dirigida por vereador à Mesa, sobre matéria de competência da Câmara e são despachados pela presidência. Há também os requerimentos com pedidos de informação/esclarecimentos ou dados relativos à administração municipal e que são encaminhados ao Executivo.

Já a Moção é o requerimento que solicita a manifestação da Câmara sobre assunto determinado, hipotecando solidariedade, pesar, apoio, protestando ou repudiando.

De iniciativa de vereadores, foram realizadas cinco audiências públicas para tratar de temas como juventude e violência, inclusão das pessoas com deficiência, o bullying nas escolas e o trânsito de Dourados. Seminários e palestras sobre temas importantes de interesse da comunidade também foram realizadas, além de sessões solenes para entrega de prêmios e homenagens.

Para o presidente Dirceu Longhi (PT) foi um ano em que, apesar de tudo, foi possível realizar um trabalho que contemplasse os mais diversos segmentos da sociedade, com o encaminhamento de proposições que refletem as reais aspirações da população.

Leia Também

DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"