Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Vereadores de MS se encontram em Dourados

24 Nov 2006 - 07h18
Dourados sedia hoje, 24 de novembro, um encontro inédito que vai reunir vereadores das Câmaras Municipais de Mato Grosso do Sul; o Fórum dos Legislativos Municipais – O MS que Queremos. O evento tem o objetivo de reunir subsídios para fundamentar as primeiras ações do governador eleito de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. O Fórum é de iniciativa da Presidenta, vereadora Margarida Gaigher – PT, e integra uma das atividades do final de seu mandato frente à Presidência da Casa. O Fórum tem parceria da União de Câmara de Vereadores de Mato Grosso do Sul – UCVMS.
O encontro integra o projeto Câmara Cidadã implantado na gestão da Presidenta Margarida Gaigher de um legislativo forte que se constrói com participação consistente, responsabilidade e ética. Margarida disse que o momento de discussão é emblemático para a construção de políticas regionais de desenvolvimento e sustentabilidade. “A idéia é produzirmos um documento produtivo contendo fundamentos de quem vive de perto as dificuldades e conhece os caminhos que podem levar nosso Estado a um futuro melhor”, disse a parlamentar.
Ela lembrou que é fundamental que o futuro governador valorize o papel do Legislativo Municipal, abrindo canais de participação efetiva na construção de um governo economicamente forte e socialmente justo. “Os vereadores de todo o Estado vão aprovar o documento contendo um diagnóstico das prioridades regionais. O vereador tem seu papel, representatividade e valor dentro de cada comunidade. Por isso, devemos consolidar a relevância do parlamentar como fonte de informação e como propulsor de melhorias. No Fórum, cada município terá sua representação, sua vez e voz. Vamos mostrar a nossa força”, finalizou Margarida.
A opinião do Presidente da UCVMS, Ilson Leite, é de que embora sejam poderes independentes e autônomos, o Legislativo deve estar integrado ao Executivo e participar das decisões do Estado. “Sem a presença do Legislativo não há legitimidade nas ações do Executivo. A própria Constituição faculta ao legislativo fiscalizar, acompanhar, aprovar ou não as ações do Executivo”, observa o Presidente que é vereador em Jardim – MS.
O evento será um marco decisivo para a atuação legislativa, considerado uma trincheira da luta municipalista, aproveitando que o governador eleito já anunciou que pretende realizar um governo voltado ao municipalismo. “O Fórum vai superar todas as expectativas, contando com a participação de vereadores de todo o Estado. O conteúdo da Carta será correspondente a cada região presente no Fórum em Dourados e por isso é importante que todas as regiões estejam representadas, porque é o vereador que está em contato diário com a população, conhece a realidade e o grau das dificuldades que cada região enfrenta”, diz Ilson Leite.
O Fórum dos Legislativos Municipais vai fazer com que as Câmaras de todo o Estado busquem, de forma regional, dar ênfase à atuação parlamentar. A forma de trabalho é legitima e está no Artigo 3º do Estatuto da União de Câmaras como instrumento legal para unificar as reivindicações das Casas Legislativas

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS