A Presidente da Câmara Municipal de Fátima do Sul, vereadora Maria Jorge Leite da Silva “Marquinha” (PR), acompanhada do vereador Luiz Cordeiro (DEM) visitaram na manhã de ontem quarta-feira, dia 26, a usina de reciclagem de lixo no município de Caarapó.
O objetivo da visita dos Vereadores de Fátima do Sul ao local, foi conhecer a usina de reciclagem e de como funciona a compostagem do lixo urbano do município de Caarapó, que hoje possui uma das melhores usinas de reciclagem no Estado, já que o município de Fátima do Sul, ainda não possui um local adequado para a destinação do lixo.
Recepcionados pelo presidente da Câmara Municipal de Caaparó Mário Valério (PR), o gestor ambiental da empresa Excelência Ambiental, Clodoaldo Pereira dos Santos e acompanhou os vereadores na visita mostrando a estrutura do local, prensas, lixo compactado e e explicou todo o procedimento que se deve ter com o lixo, desde seu recolhimento até o seu destino final. “Não é fácil resolver o problema do lixo”, comentou.
De acordo com o gestor ambiental, no município de Caarapó a média de lixo que chega diariamente à usina são 16 toneladas. Na usina que funciona desde 2003 em Caarapó, há uma prévia separação de materiais encontrados no lixo: são separados os metais, papelão, trapos, plásticos, vidros. A matéria orgânica restante aproximadamente 50%, transforma-se num fertilizante orgânico que é chamado composto. “O composto é um produto homogêneo e pasteurizado, com cheiro e aspecto semelhantes ao da terra vegetal. É ótima fonte de matéria orgânica, com diversos micro-nutrientes essenciais à agricultura e jardinagem, pois é diretamente assimilado pelas raízes das plantas” enfatizou.
A vereadora Mariquinha parabenizou Caarapó pelo projeto e falou da possibilidade de uma audiência pública ser realizada em Fátima do Sul para discussão sobre o problema do lixo e a reciclagem.
Já o vereador Mário Valério se comprometeu a enviar cópia do projeto de sua autoria que dispõe sobre a substituição das tradicionais sacolinhas plásticas por sacolas biodegradáveis ou reutilizáveis nos estabelecimentos comerciais de Caarapó. O projeto foi aprovado no ano passado e em breve deve valer no comércio caarapoense.
“Essa visita foi importantíssima para sabermos como funciona um aterro sanitário. Só que para o município de Fátima do Sul não basta apenas o aterro sanitário, o ideal seria um aterro sanitário mais a usinagem do lixo, porque aproveitaríamos até 70% do lixo, gerando emprego e riqueza para o município e principalmente contribuindo para a qualidade de vida da população”, foi o que avaliaram os Vereadores de Fátima do Sul.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida

Feriado e final de semana tem previsão de tempo firme com temperaturas amenas no Estado
Mais Lidas

Fátima do Sul se despede de Rosária Fernandes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

VEJA AS FOTOS DESSE SEXTA FEIRA 13 NA EXPORAMA 2025 RODEIO, SHOW E EMOÇÃO NOS 60 ANOS DE CULTURAMA

Baile dos Namorados do Floresta Clube é marcado por noite memorável em Fátima do Sul

Culturama chora pela morte de Luciana, ela sofreu acidente em Fátima do Sul e não resistiu
