Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 29 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Vereadores de Fátima do Sul visitam usina de reciclagem de lixo em Caarapó

27 Jan 2011 - 06h59Por Washington Lima / Fátima News

A Presidente da Câmara Municipal de Fátima do Sul, vereadora Maria Jorge Leite da Silva “Marquinha” (PR), acompanhada do vereador Luiz Cordeiro (DEM) visitaram na manhã de ontem quarta-feira, dia 26, a usina de reciclagem de lixo no município de Caarapó.

 

O objetivo da visita dos Vereadores de Fátima do Sul ao local, foi conhecer a usina de reciclagem e de como funciona a compostagem do lixo urbano do município de Caarapó, que hoje possui uma das melhores usinas de reciclagem no Estado, já que o município de Fátima do Sul, ainda não possui um local adequado para a destinação do lixo.

 

Recepcionados pelo presidente da Câmara Municipal de Caaparó Mário Valério (PR), o gestor ambiental da empresa Excelência Ambiental, Clodoaldo Pereira dos Santos e acompanhou os vereadores na visita mostrando a estrutura do local, prensas, lixo compactado e e explicou todo o procedimento que se deve ter com o lixo, desde seu recolhimento até o seu destino final. “Não é fácil resolver o problema do lixo”, comentou.

 

De acordo com o gestor ambiental, no município de Caarapó a média de lixo que chega diariamente à usina são 16 toneladas. Na usina que funciona desde 2003 em Caarapó, há uma prévia separação de materiais encontrados no lixo: são separados os metais, papelão, trapos, plásticos, vidros. A matéria orgânica restante aproximadamente 50%, transforma-se num fertilizante orgânico que é chamado composto. “O composto é um produto homogêneo e pasteurizado, com cheiro e aspecto semelhantes ao da terra vegetal. É ótima fonte de matéria orgânica, com diversos micro-nutrientes essenciais à agricultura e jardinagem, pois é diretamente assimilado pelas raízes das plantas” enfatizou.

 

A vereadora Mariquinha parabenizou Caarapó pelo projeto e falou da possibilidade de uma audiência pública ser realizada em Fátima do Sul para discussão sobre o problema do lixo e a reciclagem.


Já o vereador Mário Valério se comprometeu a enviar cópia do projeto de sua autoria que dispõe sobre a substituição das tradicionais sacolinhas plásticas por sacolas biodegradáveis ou reutilizáveis nos estabelecimentos comerciais de Caarapó. O projeto foi aprovado no ano passado e em breve deve valer no comércio caarapoense.

 

“Essa visita foi importantíssima para sabermos como funciona um aterro sanitário. Só que para o município de Fátima do Sul não basta apenas o aterro sanitário, o ideal seria um aterro sanitário mais a usinagem do lixo, porque aproveitaríamos até 70% do lixo, gerando emprego e riqueza para o município e principalmente contribuindo para a qualidade de vida da população”, foi o que avaliaram os Vereadores de Fátima do Sul.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: PMMS/ BMMS BOMBEIROS DE MS NO RS
Com atuação de equipes dos Bombeiros, PM e Defesa Civil, MS continua a apoiar o Rio Grande do Sul
Xadrez MS
Enxadristas representam Mato Grosso do Sul em competição nacional de base em Natal
Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Conhecendo Fátima do Sul com Leandro Santos: Uma viagem cultural pelo Favo de Mel do MS
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - REFORMA ILHA DO SOL
Prefeita Ilda Salgado Machado inicia reforma transformadora da Ilha do Sol em Fátima do Sul, ASSISTA
FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é pódio em mais um rodeio em touros, agora na Expotac 2024
Estátua que seria homenagem para João Carreiro desagradou família / Redes Sociais/Repórter TopFAMÍLIA SE REVOLTA
Família se revolta com homenagem a João Carreiro: 'músicas sem autorização e estátua nada parecida'
Sósia
Professora acusada de se relacionar com ex-aluno adolescente desabafa