Menu
SADER_FULL
quarta, 3 de março de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Vereadores de Fátima do Sul visitam usina de reciclagem de lixo em Caarapó

27 Jan 2011 - 06h59Por Washington Lima / Fátima News

A Presidente da Câmara Municipal de Fátima do Sul, vereadora Maria Jorge Leite da Silva “Marquinha” (PR), acompanhada do vereador Luiz Cordeiro (DEM) visitaram na manhã de ontem quarta-feira, dia 26, a usina de reciclagem de lixo no município de Caarapó.

 

O objetivo da visita dos Vereadores de Fátima do Sul ao local, foi conhecer a usina de reciclagem e de como funciona a compostagem do lixo urbano do município de Caarapó, que hoje possui uma das melhores usinas de reciclagem no Estado, já que o município de Fátima do Sul, ainda não possui um local adequado para a destinação do lixo.

 

Recepcionados pelo presidente da Câmara Municipal de Caaparó Mário Valério (PR), o gestor ambiental da empresa Excelência Ambiental, Clodoaldo Pereira dos Santos e acompanhou os vereadores na visita mostrando a estrutura do local, prensas, lixo compactado e e explicou todo o procedimento que se deve ter com o lixo, desde seu recolhimento até o seu destino final. “Não é fácil resolver o problema do lixo”, comentou.

 

De acordo com o gestor ambiental, no município de Caarapó a média de lixo que chega diariamente à usina são 16 toneladas. Na usina que funciona desde 2003 em Caarapó, há uma prévia separação de materiais encontrados no lixo: são separados os metais, papelão, trapos, plásticos, vidros. A matéria orgânica restante aproximadamente 50%, transforma-se num fertilizante orgânico que é chamado composto. “O composto é um produto homogêneo e pasteurizado, com cheiro e aspecto semelhantes ao da terra vegetal. É ótima fonte de matéria orgânica, com diversos micro-nutrientes essenciais à agricultura e jardinagem, pois é diretamente assimilado pelas raízes das plantas” enfatizou.

 

A vereadora Mariquinha parabenizou Caarapó pelo projeto e falou da possibilidade de uma audiência pública ser realizada em Fátima do Sul para discussão sobre o problema do lixo e a reciclagem.


Já o vereador Mário Valério se comprometeu a enviar cópia do projeto de sua autoria que dispõe sobre a substituição das tradicionais sacolinhas plásticas por sacolas biodegradáveis ou reutilizáveis nos estabelecimentos comerciais de Caarapó. O projeto foi aprovado no ano passado e em breve deve valer no comércio caarapoense.

 

“Essa visita foi importantíssima para sabermos como funciona um aterro sanitário. Só que para o município de Fátima do Sul não basta apenas o aterro sanitário, o ideal seria um aterro sanitário mais a usinagem do lixo, porque aproveitaríamos até 70% do lixo, gerando emprego e riqueza para o município e principalmente contribuindo para a qualidade de vida da população”, foi o que avaliaram os Vereadores de Fátima do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Filho de fazendeiro reclama de dor anal e mãe descobre estupro cometido por funcionário
BOA NOTICIA
Governo zera PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha
RIGOR DA LEI
Cidade vai multar em até R$ 60 mil quem descumprir decreto de combate ao Covid-19
PANDEMIA 100 FIM
Brasil tem 30.484 mortes por Covid-19 em fevereiro, 2º maior número em toda a pandemia
charge_gasolina 100 TRÉGUA
Facada: Petrobras anuncia novo aumento nos preços da gasolina e diesel
CARCERE PRIVADO
Homem é preso por cárcere privado e violência doméstica após mulher pedir socorro com foto nas redes
NOVO AUXILIO
Presidente afirma Auxílio emergencial deve voltar em março, com parcelas de R$ 250
ALERTA EPIDEMIOLÓGICO
Covid-19: Brasil registra 1.541 mortes em 24 horas
MUNDO DO CRIME
Após morrer de Covid-19 no mesmo dia, casal tem oficina invadida e furtada
TRISTEZA NA FAMILIA
Pai e filho morrem de Covid-19 com poucas horas de diferença