Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Vereadores de Fátima do Sul visitam usina de reciclagem de lixo em Caarapó

27 Jan 2011 - 06h59Por Washington Lima / Fátima News

A Presidente da Câmara Municipal de Fátima do Sul, vereadora Maria Jorge Leite da Silva “Marquinha” (PR), acompanhada do vereador Luiz Cordeiro (DEM) visitaram na manhã de ontem quarta-feira, dia 26, a usina de reciclagem de lixo no município de Caarapó.

 

O objetivo da visita dos Vereadores de Fátima do Sul ao local, foi conhecer a usina de reciclagem e de como funciona a compostagem do lixo urbano do município de Caarapó, que hoje possui uma das melhores usinas de reciclagem no Estado, já que o município de Fátima do Sul, ainda não possui um local adequado para a destinação do lixo.

 

Recepcionados pelo presidente da Câmara Municipal de Caaparó Mário Valério (PR), o gestor ambiental da empresa Excelência Ambiental, Clodoaldo Pereira dos Santos e acompanhou os vereadores na visita mostrando a estrutura do local, prensas, lixo compactado e e explicou todo o procedimento que se deve ter com o lixo, desde seu recolhimento até o seu destino final. “Não é fácil resolver o problema do lixo”, comentou.

 

De acordo com o gestor ambiental, no município de Caarapó a média de lixo que chega diariamente à usina são 16 toneladas. Na usina que funciona desde 2003 em Caarapó, há uma prévia separação de materiais encontrados no lixo: são separados os metais, papelão, trapos, plásticos, vidros. A matéria orgânica restante aproximadamente 50%, transforma-se num fertilizante orgânico que é chamado composto. “O composto é um produto homogêneo e pasteurizado, com cheiro e aspecto semelhantes ao da terra vegetal. É ótima fonte de matéria orgânica, com diversos micro-nutrientes essenciais à agricultura e jardinagem, pois é diretamente assimilado pelas raízes das plantas” enfatizou.

 

A vereadora Mariquinha parabenizou Caarapó pelo projeto e falou da possibilidade de uma audiência pública ser realizada em Fátima do Sul para discussão sobre o problema do lixo e a reciclagem.


Já o vereador Mário Valério se comprometeu a enviar cópia do projeto de sua autoria que dispõe sobre a substituição das tradicionais sacolinhas plásticas por sacolas biodegradáveis ou reutilizáveis nos estabelecimentos comerciais de Caarapó. O projeto foi aprovado no ano passado e em breve deve valer no comércio caarapoense.

 

“Essa visita foi importantíssima para sabermos como funciona um aterro sanitário. Só que para o município de Fátima do Sul não basta apenas o aterro sanitário, o ideal seria um aterro sanitário mais a usinagem do lixo, porque aproveitaríamos até 70% do lixo, gerando emprego e riqueza para o município e principalmente contribuindo para a qualidade de vida da população”, foi o que avaliaram os Vereadores de Fátima do Sul.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados