Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 27 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Vereador usa tribuna para críticas a chefia da Funai em Dourados

5 Nov 2009 - 10h36Por Diário MS
Na manhã de hoje, o vereador Dirceu Longhi (PT) usou a tribuna e criticou a postura da chefe da Funai, Margarida Nicoletti, com respeito a reunião que aconteceu na manhã de ontem na escola Araporã, na aldeia Bororó. A sessão ordinária da Câmara de Veradores acontece devido ao feriado de Finados, na terça passada, dia 2, que impossibilitou a realização de sessão naquele dia.

O vereador disse em entrevista a Rádio Grande FM, que Margarida ‘brincou de fazer reuniões’ enquanto ‘deveria fazer algo com relação ao desaparecimento de Genivaldo Vera e Rolindo Vera no sul do Estado. Os índios teriam desaparecido durante a desocupação da fazenda São Luiz, distante 50 quilômetros aldeia Pirajuí, em Paranhos, a qual o grupo de indígenas pertencia.

Enquanto a Polícia Federal fazia buscas pelos índios na região de Paranhos, índios guarani-kaiowá mantinham refém a administradora regional da Funai em Dourados. O que Margarida chamou de reunião, desmentindo que teria sido refém, aconteceu na tentativa de amenizar os problemas com a violência na aldeia.

Margarida Nicoletti chegou a assinar uma declaração em que se compromete a entregar o cargo para a presidência da Funai. No final do dia ela disse a imprensa que ela sai em dezembro, mas por cumprir o que ela mesma tinha prometido em fevereiro deste ano, e não por pressão dos índios.

O curioso é que um grupo de índios defende a nomeação da bióloga Arlete Pereira de Souza, mulher do vereador. Arlete vem sendo cogitada para o cargo desde junho, mas haveria um impedimento administrativo para a nomeação.

Buscas

Equipes da PF (Polícia Federal) de Naviraí mantém as buscas em Paranhos, onde os professores índios Genivaldo Vera e Rolindo Vera desapareceram no sábado. O sumiço dos guarani ainda é mistério.

Na tarde de ontem, os índios comunicaram que dois corpos foram encontrados com perfurações de tiros. No entanto, a PF e a Funai (Fundação Nacional do Índio) garantiram que a informação não passou de boato.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"