Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Vereador mobiliza policiais de MS

13 Mar 2010 - 08h24Por Dourados Agora
O vereador campo-grandense José Almi Pereira, o Cabo Almi (PT), está percorrendo o interior do Estado para mobilizar os profissionais da segurança pública a se manifestarem a favor da Proposta de Emenda à Constituição do piso nacional de policiais civis, militares e bombeiros. A PEC teve o texto principal aprovado na semana passada na Câmara Federal, e que ainda tem destino incerto entre os deputados.
Ontem o vereador manteve contato com os policiais em Dourados, a primeira do interior a receber a visita. O movimento começou em Campo Grande. “Queremos mobilizar todos os profissionais da segurança de Mato Grosso do Sul a tomarem a frente por essa luta”, disse o vereador, durante visita à redação de O PROGRESSO.
A proposta dele é reunir o apoio das associações de soldados e oficiais para que possam encaminhar mensagens eletrônicas à Câmara dos Deputados. A ideia é pressionar os parlamentares a fim de votar a proposta da PEC 300 o mais rápido possível.
“Os policiais são tratados, na teoria, como uma categoria especial, por atender a segurança pública do nosso país. Vivemos onda de assaltos e violência urbana e nada mais justo que reajustar os salários dos profissionais que atuam na segurança pública”, frisa Cabo Almi.
Ele ressalta que a votação deve ser feita no máximo até junho, período que antecede as eleições. “Temos que pegar o embalo das discussões. Esse é o momento certo de dar continuidade à proposta da PEC, com um desfecho positivo”, explica o vereador. Ele acredita que se deixar para o ano que vem, a força do projeto não será a mesma. “Havendo a troca de parlamentares e do governo voltaremos à estaca zero”, assinalou.
PROJETO

 Em meio a argumentações jurídicas e dificuldades políticas de barrar a proposta em ano eleitoral, os deputados analisam obstruir a emenda, impedindo a continuidade das votações. Eles temem as reações radicais dos policiais, caso não sigam com a aprovação, transferindo o desfecho para a Justiça. Na semana passada, centenas de policiais foram às ruas de Brasília e protestaram em frente à Câmara Federal.
Pontos da proposta ainda passarão por votações no plenário. O texto aprovado fixa o piso salarial, para valer imediatamente, de R$ 3.500 para soldados e de R$ 7 mil para oficiais. Um outro dispositivo determina a elaboração de nova lei federal para fixar o piso definitivo e a criação de um fundo. A União será responsável pela complementação salarial. Atualmente, Estados são responsáveis pela definição de salário e pagamento.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis