Menu
SADER_FULL
domingo, 26 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Vereador e líder do prefeito homenageia mulheres de Glória de Dourados

6 Mar 2010 - 12h00Por Demerval Nogueira / Fátima News
vereador Luiz Carlos Ferreira, líder do Partido Progressista (PP) e líder do prefeito de Glória de Dourados na Câmara Municipal destaca o Dia Internacional da Mulher, que acontece no dia 8 de março. O vereador pepista afirma, “jamais poderia deixar passar em branco essa data tão marcante e especial, que é o Dia Internacional da Mulher. A mulher que cuida dos filhos, arruma a casa, cuida do esposo e ainda trabalha fora do lar, verdadeira guerreira, que ainda encontra tempo para dar seu amor e aconchego aos filhos e ao esposo”, comenta Ferreira. O dia 8 de março de1857, operárias de uma fábrica de tecidos, localizada na cidade norte americana de Nova Iorque fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas; na realidade as fábricas exigiam delas 16 horas por dia; equiparação de salários com os homens; elas chegavam a receber um terço do salário masculino, para executar o mesmo tipo de trabalho; e tratamento digno. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Somente em 1910, durante uma conferência na Dinamarca ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica, nos Estados Unidos da América, em 1857. Porem, somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU), isto, tanto para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo. O vereador Luiz Carlos argumenta, “esta data, 8 de março, não foi criada apenas para comemorarmos o Dia Internacional da Mulher, pois, na maioria dos países, realizam-se debates, conferências e reuniões, que tem por objetivo discutir o papel da mulher na sociedade atual”, relata o vereador dimensionando ainda, “o esforço também é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher em todo o continente terrestre. Acreditamos que houve inúmeras conquistas, porem temos absoluta certeza, que muitas outras merecidamente virão”.

Aqui em nosso país, as mulheres ganharam o direito de votar, no dia 24 de fevereiro de 1932. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"