Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Vereador e líder do prefeito homenageia mulheres de Glória de Dourados

6 Mar 2010 - 12h00Por Demerval Nogueira / Fátima News
vereador Luiz Carlos Ferreira, líder do Partido Progressista (PP) e líder do prefeito de Glória de Dourados na Câmara Municipal destaca o Dia Internacional da Mulher, que acontece no dia 8 de março. O vereador pepista afirma, “jamais poderia deixar passar em branco essa data tão marcante e especial, que é o Dia Internacional da Mulher. A mulher que cuida dos filhos, arruma a casa, cuida do esposo e ainda trabalha fora do lar, verdadeira guerreira, que ainda encontra tempo para dar seu amor e aconchego aos filhos e ao esposo”, comenta Ferreira. O dia 8 de março de1857, operárias de uma fábrica de tecidos, localizada na cidade norte americana de Nova Iorque fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas; na realidade as fábricas exigiam delas 16 horas por dia; equiparação de salários com os homens; elas chegavam a receber um terço do salário masculino, para executar o mesmo tipo de trabalho; e tratamento digno. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Somente em 1910, durante uma conferência na Dinamarca ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica, nos Estados Unidos da América, em 1857. Porem, somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU), isto, tanto para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo. O vereador Luiz Carlos argumenta, “esta data, 8 de março, não foi criada apenas para comemorarmos o Dia Internacional da Mulher, pois, na maioria dos países, realizam-se debates, conferências e reuniões, que tem por objetivo discutir o papel da mulher na sociedade atual”, relata o vereador dimensionando ainda, “o esforço também é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher em todo o continente terrestre. Acreditamos que houve inúmeras conquistas, porem temos absoluta certeza, que muitas outras merecidamente virão”.

Aqui em nosso país, as mulheres ganharam o direito de votar, no dia 24 de fevereiro de 1932. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis