Menu
SADER_FULL
segunda, 27 de setembro de 2021
Busca
VERÃO

Verão brasileiro começa nesta segunda-feira às 15h47

21 Dez 2009 - 07h55Por G1

O verão tem início nesta segunda-feira (21) às 14h47 (15h47 no horário de verão), segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. As temperaturas para a estação devem ser acima da média em praticamente todo o país, com exceção da Região Sul.

Na faixa que se estende de Roraima até a Paraíba, as chuvas devem ficar abaixo do normal.

Por outro lado, no Sul e em parte do Sudeste, o volume de chuvas deve ser maior do que o normalmente registrado nessa época.

O verão termina às 8h44 do dia 20 de março, quando começa o outono.

Previsão nesta segunda

O sol deve predominar em boa parte do país na segunda-feira (21). No estado de São Paulo haverá sol entre poucas nuvens, com exceção da região da Serra da Mantiqueira, onde pode chover à tarde. Segundo o Cptec/Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), essa previsão para o estado deve durar até pelo menos quarta-feira (23).

As temperaturas continuam estáveis em todas as regiões, com exceção da região Sul, devido à frente fria já enfraquecida que leva ao declínio de temperatura e à instabilidade, causando pancadas de chuva. Essa frente fria deve ir para o oceano até terça-feira (22).

Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o calor, excesso de umidade e ventos causam pancadas de chuva. Mas o tempo será ensolarado nas regiões, incluindo o Nordeste. 

Sul

No sudeste do Rio Grande do Sul o tempo deve ficar nublado com chuva isolada a qualquer hora. Nas demais áreas do estado e no extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná a previsão é de tempo nublado com fortes pancadas de chuva. No nordeste de Santa Catarina e no leste do Paraná o sol aparece entre poucas nuvens. Nas demais áreas da região a previsão é de sol com nebulosidade variável e com pancadas de chuva à tarde, que pode ser forte em alguns períodos. A máxima chega a 33°C no norte do PR e a mínima a 14°C no sudoeste do RS. 

Sudeste

No centro-oeste e sul de São Paulo e no centro-sul do Rio de Janeiro a previsão é de sol com nebulosidade variável. No nordeste de São Paulo, nas demais áreas do Rio e sudeste de Minas o sol aparece entre poucas nuvens e podem haver pancadas de chuva à tarde. Na faixa norte de Minas Gerais e do Espírito Santo a previsão é de sol entre nebulosidade variável e pancadas de chuva a qualquer hora. Nas demais áreas da região o sol predomina com variação de nuvens e pancadas isoladas de chuva à tarde. A máxima chega a 35°C no oeste de São Paulo e a mínima a 13°C na Serra da Mantiqueira.

Centro-Oeste

No extremo sudoeste de Mato Grosso do Sul e na maior parte de Mato Grosso previsão é de sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva. Poderá chover forte em alguns períodos. Nas demais áreas da região deve haver sol com variação de nuvens e fortes pancadas isoladas de chuva. A máxima pode chegar a 34°C no leste de Mato Grosso do Sul e a mínima a 17°C no leste de Goiás.

Norte

No centro-leste de Roraima e no noroeste do Pará a previsão é de sol entre poucas nuvens e pouca probabilidade de pancadas de chuva. No centro-sudeste do Tocantins o sol deve aparecer com variação de nuvens e pancadas isoladas de chuva. Nas demais áreas da região a previsão é de sol entre muitas nuvens e fortes pancadas isoladas de chuva. A máxima deve chegar a 36°C no norte do Pará e a mínima a 20°C no sudeste do Tocantins.

Nordeste

No Rio Grande do Norte, no centro-leste da Paraíba, Pernambuco e da Bahia e no nordeste de Alagoas a previsão é de sol com variação de nuvens. No Maranhão, na maior parte do Piauí e no oeste e sudoeste da Bahia deve haver sol com nebulosidade variável e com fortes pancadas isoladas de chuva. Nas demais áreas da região e no leste do Piauí a previsão é de sol com variação de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva. A máxima deve chegar a 37°C no centro-norte do Piauí e do Ceará e a mínima a 16°C no sudoeste da Bahia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"