Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
VERÃO

Verão brasileiro começa nesta segunda-feira às 15h47

21 Dez 2009 - 07h55Por G1

O verão tem início nesta segunda-feira (21) às 14h47 (15h47 no horário de verão), segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. As temperaturas para a estação devem ser acima da média em praticamente todo o país, com exceção da Região Sul.

Na faixa que se estende de Roraima até a Paraíba, as chuvas devem ficar abaixo do normal.

Por outro lado, no Sul e em parte do Sudeste, o volume de chuvas deve ser maior do que o normalmente registrado nessa época.

O verão termina às 8h44 do dia 20 de março, quando começa o outono.

Previsão nesta segunda

O sol deve predominar em boa parte do país na segunda-feira (21). No estado de São Paulo haverá sol entre poucas nuvens, com exceção da região da Serra da Mantiqueira, onde pode chover à tarde. Segundo o Cptec/Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), essa previsão para o estado deve durar até pelo menos quarta-feira (23).

As temperaturas continuam estáveis em todas as regiões, com exceção da região Sul, devido à frente fria já enfraquecida que leva ao declínio de temperatura e à instabilidade, causando pancadas de chuva. Essa frente fria deve ir para o oceano até terça-feira (22).

Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o calor, excesso de umidade e ventos causam pancadas de chuva. Mas o tempo será ensolarado nas regiões, incluindo o Nordeste. 

Sul

No sudeste do Rio Grande do Sul o tempo deve ficar nublado com chuva isolada a qualquer hora. Nas demais áreas do estado e no extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná a previsão é de tempo nublado com fortes pancadas de chuva. No nordeste de Santa Catarina e no leste do Paraná o sol aparece entre poucas nuvens. Nas demais áreas da região a previsão é de sol com nebulosidade variável e com pancadas de chuva à tarde, que pode ser forte em alguns períodos. A máxima chega a 33°C no norte do PR e a mínima a 14°C no sudoeste do RS. 

Sudeste

No centro-oeste e sul de São Paulo e no centro-sul do Rio de Janeiro a previsão é de sol com nebulosidade variável. No nordeste de São Paulo, nas demais áreas do Rio e sudeste de Minas o sol aparece entre poucas nuvens e podem haver pancadas de chuva à tarde. Na faixa norte de Minas Gerais e do Espírito Santo a previsão é de sol entre nebulosidade variável e pancadas de chuva a qualquer hora. Nas demais áreas da região o sol predomina com variação de nuvens e pancadas isoladas de chuva à tarde. A máxima chega a 35°C no oeste de São Paulo e a mínima a 13°C na Serra da Mantiqueira.

Centro-Oeste

No extremo sudoeste de Mato Grosso do Sul e na maior parte de Mato Grosso previsão é de sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva. Poderá chover forte em alguns períodos. Nas demais áreas da região deve haver sol com variação de nuvens e fortes pancadas isoladas de chuva. A máxima pode chegar a 34°C no leste de Mato Grosso do Sul e a mínima a 17°C no leste de Goiás.

Norte

No centro-leste de Roraima e no noroeste do Pará a previsão é de sol entre poucas nuvens e pouca probabilidade de pancadas de chuva. No centro-sudeste do Tocantins o sol deve aparecer com variação de nuvens e pancadas isoladas de chuva. Nas demais áreas da região a previsão é de sol entre muitas nuvens e fortes pancadas isoladas de chuva. A máxima deve chegar a 36°C no norte do Pará e a mínima a 20°C no sudeste do Tocantins.

Nordeste

No Rio Grande do Norte, no centro-leste da Paraíba, Pernambuco e da Bahia e no nordeste de Alagoas a previsão é de sol com variação de nuvens. No Maranhão, na maior parte do Piauí e no oeste e sudoeste da Bahia deve haver sol com nebulosidade variável e com fortes pancadas isoladas de chuva. Nas demais áreas da região e no leste do Piauí a previsão é de sol com variação de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva. A máxima deve chegar a 37°C no centro-norte do Piauí e do Ceará e a mínima a 16°C no sudoeste da Bahia.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon