No mês de novembro, as vendas no varejo de Mato Grosso do Sul continuaram crescendo, segundo a Pesquisa Mensal do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quarta-feira, 12 de janeiro. O aumento comparado ao mesmo período de 2009 foi de 6,3%.
Depois de seguidos meses crescendo acima da média nacional, em novembro as vendas em MS tiveram índice inferior. No País, a reação foi de 9,9% considerando a média entre todos os Estados e o Distrito Federal.
O presidente da Fecomércio MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Edison Ferreira de Araújo, explica que esta acomodação já era esperada, uma vez que ao longo do ano o comércio estadual esteve mais aquecido que a média nacional. “Tivemos um ano muito positivo e já em outubro muitas pessoas anteciparam as compras de Natal”, observa.
Ele ressalta que os bons índices de venda vêm sustentando os empregos no comércio. Em 2010, dos 4 mil contratados temporariamente para as vendas de fim de ano, no comércio do Estado, 30% foram efetivados, índice bem maior que no ano anterior, de 10% de efetivação.
No acumulado de janeiro a novembro do ano passado, o aumento do volume de vendas em MS foi de 13,6%, ao passo em que a média nacional foi de 11%.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIP