As vendas mundiais de computadores cresceram mais de 20% no segundo trimestre impulsionadas pela forte demanda corporativa e do mercado europeu, mostram dados divulgados na quarta-feira pela empresa de pesquisas IDC.
O comércio no período entre abril e maio saltaram 22,4%, segundo a IDC. A empresa de pesquisa Gartner divulgou previamente que o aumento foi de 20,7% no mesmo intervalo.
Paulo Fehlauer/Folhapress |
![]() |
Vendas mundiais de computadores cresceram mais de 20% no segundo trimestre impulsionadas pelo mercado europeu |
A demanda por computadores pessoais superou as estimativas, segundo a IDC, conforme as companhias buscaram substituir equipamentos antigos.
Além disso, na Europa, as vendas foram favorecidas pelo cenário saudável tanto corporativo quanto do varejo. O resultado das vendas nos Estados Unidos --onde os embarques subiram 12,6%-- e na região Ásia Pacífico ficaram um pouco abaixo das expectativas.
"O mercado de PCs permanece robusto, e em uma fase de recuperação, apesar dos desafios de uma maior recuperação da economia, como a desaceleração da criação de empregos e uma perspectiva mais conservadora para Europa e Ásia", afirmou o analista da IDC Jay Chou, em nota.
A Gartner, por sua vez, informou que as vendas de computadores portáteis de baixo custo diminuíram de forma significativa em meio à concorrência com o iPad, da Apple.
"O aumento da popularidade do iPad temporariamente canibalizou as vendas de mini-notebooks e notebooks aos consumidores", afirmou Mikako Kitagawa, analista da Gartner, em nota à imprensa. "Ainda não é certo se essa canibalização irá continuar com o atual nível de preços dos computadores tablet."
A Hewlett-Packard permaneceu na primeira posição mundial em vendas de computadores, mas sua participação de mercado recuou em 1,6 ponto percentual, a 18,1%, segundo a IDC.
Os embarques da Dell aumentaram em 19,1 por cento e a companhia retornou à segunda colocação no ranking global, superando a Acer, embora ambas tenham perdido participação de mercado.
Por outro lado, Lenovo, Toshiba e Asustek apresentaram forte crescimento no trimestre e recuperaram participação.
As vendas da Lenovo aumentaram 47,3%, os da Toshiba, 26,2%, e os da Asus, 83,6%.
Embora a Apple não integre o ranking das cinco maiores empresas no mundo no setor, ocupa a quarta posição em vendas nos Estados Unidos.
Segundo a IDC, os embarques da Apple nos Estados Unidos cresceram 15,4 por cento, enquanto sua fatia de mercado aumentou a 8,8%.
Leia Também

Trabalhadores morrem soterrados após desmoronamento de terra em obra

Governador participa da posse de Alexandre e reafirma importância do Estado Democrático de Direito

Gilberto Barros é condenado a dois anos de prisão por homofobia

Brasileiro com oito esposas tem casa pichada: 'Família do demônio'

Divulgada a lista provisória dos selecionados para participação na Feira do Artesanato em Fortaleza

Projeto cria programa para auxiliar professores na compra de casa própria

Um em cada três brasileiros foi vítima de fraude com cartão de crédito

Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal

Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
