As vendas para o Natal 2009 cresceram 6,8% no Brasil, em relação ao ano passado, de acordo com o Indicador Serasa Experian do Nível de Atividade do Comércio.
O aumento foi registrado entre os dias 18 a 20 de dezembro, comparado ao equivalente em 2008, de 19 a 21 de dezembro.
Na cidade de São Paulo, as vendas subiram 4,0%, na mesma comparação.
Na semana, de 18 a 24 de dezembro de 2009, em relação à mesma semana de 2008, a pesquisa aponta que as vendas evoluíram 4,1% no país em todo o território nacional, e em São Paulo 3,5%.
Na semana do Natal de 2008, as vendas nacionais evoluíram 2,8% e, em São Paulo, 1,1%.
A Serasa informou que as vendas confirmaram o maior otimismo esperado pelos varejistas. Pesquisa sobre assunto apontava que 53% esperavam aumento do faturamento em relação ao Natal 2008.
"As promoções do varejo aliadas às melhores condições do crédito (taxas de juros menores e prazos mais longos) conquistaram o consumidor, que está menos inadimplente, tem aumento de renda e conta com expansão do emprego, principalmente o formal, com carteira de trabalho assinada", afirmou a Serasa.
A entidade destacou ainda o novo valor do salário mínimo, a ser pago a partir de janeiro, na sequência do 13º salário, que pode dar um fôlego extra às vendas parceladas do comércio.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar