Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 13 de novembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Vendas da indústria iniciam 2007 em alta, mostra CNI

23 Mar 2007 - 05h35

As vendas reais da indústria brasileira subiram 3 por cento em janeiro frente a dezembro, segundo dados dessazonalizados e com nova metodologia divulgados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) nesta quinta-feira. Em relação a janeiro do ano passado, houve aumento de 6 por cento, acrescentou a CNI em comunicado.

Segundo a entidade, o desempenho positivo esteve concentrado em poucos setores. "Apenas dois setores -Produtos químicos; e Refino de petróleo e álcool- explicam quase 60 por cento de todo o crescimento das vendas industriais nesse período".

O uso da capacidade instalada caiu para 80,9 por cento em janeiro, frente a 81,1 por cento em dezembro. Em janeiro de 2006, a utilização estava em 80,2 por cento. O número de empregados na indústria cresceu 0,2 por cento na comparação com dezembro e 3,6 por cento em relação a janeiro de 2006. Refino e álcool e Alimentos e bebidas foram os setores que mais se destacaram -alta de 21,5 por cento e 12,9 por cento, respectivamente, frente ao mesmo mês do ano passado.

A remuneração paga pela indústria aumentou 7,7 por cento em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Alimentos e bebidas foi, novamente, o setor com maior alta (16,4 por cento). Segundo o economista da CNI Paulo Mól, consultas às federações revelaram que a indústria de açúcar foi uma das que mais contribuiu para o desempenho positivo do emprego nos setor de alimentos.

De acordo com Mól, os dados de janeiro sinalizam uma perspectiva favorável para a indústria no ano. As vendas do mês ficaram 3,7 por cento acima da média de vendas mensais em 2006. "Isso significa que, mesmo que as vendas não cresçam nada, haverá essa alta na comparação com o ano anterior. É o efeito 'carry-over'."

Os indicadores da CNI são levantados mensalmento com base em consultas feitas a aproximadamente 3 mil grandes e médias empresas. A CNI alterou a base de comparação e o conceito de algumas variáveis que compõem os indicadores e também passou a divulgar pela primeira vez os dados discriminados por setores. A série foi revista a partir de 2003.

A entidade retomou, ainda, a divulgação do indicador de remuneração do trabalhador, que foi suspenso em 2006 e agora reflete a totalidade de recursos pagos aos trabalhadores, incluindo bônus e participação nos lucros.

 

 

 

Globo Online

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Jateí - MS
Veja as 3 galerias de fotos da 10ª Marcha para Jesus de Jateí-MS
Loteria
Mega-Sena:aposta de Cuiabá acerta sozinha as seis dezenas e leva R$ 201 milhões
Desabamento de prédio mata três pessoas em Alagoas
Com recursos do FIC, história épica de pioneiro sul-mato-grossense é retratada em HQ
Piracema: começa período de pesca proibida em MS, e estoques de pescados devem ser informados

Mais Lidas

FOTO: GEONE BERNARDOVEM CHUVA AÍ...!!!
Fátima do Sul e mais 40 cidades em alerta para chuva intensa e vendaval, confira na previsão
FOTO: REDES SOCIAISTRAGÉDIA
TRAGÉDIA: Mulher que morreu afogada ao tentar salvar sobrinho já o criava após sua irmã falecer
PLANTÃO POLICIAL - ASSASSINATO
ASSASSINATO: Homem mata casal a tiros e filho reconhece o assassino
MATRICULAS ABERTAS
Escola Estadual Vila Brasil abre pré-matrículas para 2025 com novas vagas para Ensino Fundamental I
Eduardo Riedel, durante coletiva no receptivo do Parque do Prosa (Foto: Saul Schramm)AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Riedel visita maior plantio de laranjas do Brasil em Mato Grosso do Sul