Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 23 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Vaticano sofre com crise econômica, mas mostra recuperação

17 Fev 2011 - 16h18Por EFE

A crise econômica e o aumento das despesas pesam sobre o balanço provisório consolidado da Santa Sé para o ano de 2011, como informou nesta quinta-feira o Vaticano que detalhou perceber "sinais de recuperação".

 

Nos dias 15 e 16 de fevereiro reuniu-se no Vaticano o Conselho de Cardeais para o estudo das questões econômicas e de organização da Santa Sé, presidido pelo secretário de Estado ("primeiro-ministro"), o cardeal Tarcisio Bertone.

 

O objetivo, detalhou o Vaticano, foi analisar o balanço provisório consolidado da Santa Sé e o do Estado da Cidade do Vaticano.

 

O Vaticano distingue entre a Santa Sé, que inclui os dicastérios - ministérios - e organismos anexos, assim como as nunciaturas (embaixadas pelo mundo), e o Estado da Cidade do Vaticano, onde está a alta a Basílica de São Pedro e estão, entre outros, os Museus Vaticanos.

 

À reunião assistiram, entre outros, o cardeal prefeito regional de Assuntos Econômicos da Santa Sé, Velasio de Paolis, e o governador do Estado da Cidade do Vaticano, o cardeal Giovanni Lajolo.

 

O Estado da Cidade do Vaticano tem uma administração independente da Santa Sé. "O quadro que emerge dos dois balanços é que, embora na presença de claros sinais de recuperação, se ressente ainda da incerteza do sistema econômico global e do aumento dos custos de gestão", garantiu o Vaticano em comunicado, no qual não facilitou números.

 

A Santa Sé fechou 2009, últimos dados divulgados em julho do ano passado, com perdas de 4,1 milhões de euros, e o Estado da Cidade do Vaticano o fez com resultado negativo de 7,8 milhões de euros.

 

Nos dicastérios e outros organismos da Santa Sé trabalham 2.762 pessoas, destes 766 eclesiásticos, 344 religiosos e 1.652 laicos.

 

No Estado da Cidade do Vaticano, o menor do mundo com apenas dois quilômetros quadrados, trabalham 1.891 pessoas, destas 38 religiosos, 27 religiosas, 1.543 laicos e 283 laicas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro