Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 13 de junho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Vaticano sofre com crise econômica, mas mostra recuperação

17 Fev 2011 - 16h18Por EFE

A crise econômica e o aumento das despesas pesam sobre o balanço provisório consolidado da Santa Sé para o ano de 2011, como informou nesta quinta-feira o Vaticano que detalhou perceber "sinais de recuperação".

 

Nos dias 15 e 16 de fevereiro reuniu-se no Vaticano o Conselho de Cardeais para o estudo das questões econômicas e de organização da Santa Sé, presidido pelo secretário de Estado ("primeiro-ministro"), o cardeal Tarcisio Bertone.

 

O objetivo, detalhou o Vaticano, foi analisar o balanço provisório consolidado da Santa Sé e o do Estado da Cidade do Vaticano.

 

O Vaticano distingue entre a Santa Sé, que inclui os dicastérios - ministérios - e organismos anexos, assim como as nunciaturas (embaixadas pelo mundo), e o Estado da Cidade do Vaticano, onde está a alta a Basílica de São Pedro e estão, entre outros, os Museus Vaticanos.

 

À reunião assistiram, entre outros, o cardeal prefeito regional de Assuntos Econômicos da Santa Sé, Velasio de Paolis, e o governador do Estado da Cidade do Vaticano, o cardeal Giovanni Lajolo.

 

O Estado da Cidade do Vaticano tem uma administração independente da Santa Sé. "O quadro que emerge dos dois balanços é que, embora na presença de claros sinais de recuperação, se ressente ainda da incerteza do sistema econômico global e do aumento dos custos de gestão", garantiu o Vaticano em comunicado, no qual não facilitou números.

 

A Santa Sé fechou 2009, últimos dados divulgados em julho do ano passado, com perdas de 4,1 milhões de euros, e o Estado da Cidade do Vaticano o fez com resultado negativo de 7,8 milhões de euros.

 

Nos dicastérios e outros organismos da Santa Sé trabalham 2.762 pessoas, destes 766 eclesiásticos, 344 religiosos e 1.652 laicos.

 

No Estado da Cidade do Vaticano, o menor do mundo com apenas dois quilômetros quadrados, trabalham 1.891 pessoas, destas 38 religiosos, 27 religiosas, 1.543 laicos e 283 laicas.

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho
CAIXA - FOTO:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil CONTESTAR DESCONTOS INDEVIDOS
Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS
Maristela Cantadori, Comunicação Fundect *com informações do IFMS
Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos
Deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados JOGOS ONLINE
Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida
Tempo
Feriado e final de semana tem previsão de tempo firme com temperaturas amenas no Estado

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do João Rodrigues, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento
Saúde
Jateí em luto pela morte do Chiquinho da Ambulância
HISTÓRIA
10 de junho: 100 anos do saudoso Padre Aquiles Pio Redin
Concurso Público (Foto: Divulgação)CONCURSO PÚBLICO
Concurso da AgSUS oferece salário inicial de R$ 16,5 mil e vagas para MS, veja como fazer INSCRIÇÃO
Policial
Colisão entre carretas na MS-276 deixa motorista ferido e interdita parcialmente a rodovia