Menu
SADER_FULL
domingo, 26 de setembro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Variação dos preços gerais da economia foi a maior desde junho de 2008

10 Jun 2010 - 13h23Por Agência Brasil

O reajuste de salários na construção civil e nos contratos para venda de minérios pressionaram a inflação medida pelo Índice de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI). Divulgado hoje (9) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-DI, que subiu de 0,72% para 1,57%, entre abril e maio, foi o maior desde junho de 2008.

De acordo com o economista da FGV responsável pela pesquisa, Salomão Quadros, com a retomada da economia, a demanda por minério - refletida pelo crescimento das exportações - voltou a crescer e a inflação saltou de -1,56 para 75,19%, de um mês para o outro.

“O [índice] deste mês foi influenciado pelo minério de ferro. Essa alta acontece uma vez por ano, por causa do sistema de contratações [em que as empresas fecham contrato para o ano]. Então, em vez de ser distribuída ao longo do 2010, [a alta] acontece em um único mês”, explicou Quadros, acrescentando que em 12 meses, a alta acumulada do produto foi de 10,74%.

Quadros explicou que o aumento de 0,84% para 1,81% no Índice Nacional de Construção Civil (INCC) era esperado e reflete o reajuste de salários em São Paulo. Os salários compõem 40% do indicador. Em maio, o item mão de obra passou de 1,07% para 3,13%.

“Cada capital tem sua data [de reajuste]. Em São Paulo é maio. Portanto, isso não é uma tendência”, disse. “O setor [da construção civil] vem numa fase de aquecimento, mas esse aquecimento ainda não pode ser considerado alarmante”, ponderou.

Entre os demais indicadores do IGP-DI, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) aumentou de 0,68% para 2,06%, puxado principalmente pelo minério de ferro e pelo subgrupo de componentes para manufatura (de 0,86% para 1,05%).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) caiu de 0,76% para 0,21%, influenciado pelos itens de alimentação, principalmente pelo produtos in natura. Entre eles, destacam-se hortaliças e legumes (de 5,20% para -5,80) e laticínios (de 4,63% para 1,57%).

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"