Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Vander participa de assinatura de convênios com ministra da Pesca

24 Mai 2011 - 17h12Por Assessoria
Vander participa de assinatura de convênios com ministra da Pesca
 
Na manhã da última segunda-feira (23) o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) participou, no auditório do Sebrae, da solenidade de assinaturas de convênios do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em Mato Grosso do Sul. O evento contou com a presença da ministra Ideli Salvatti, que vem visitando vários estados brasileiros para dignosticar os entraves do setor e implementar ações de apoio à piscicultura.
 
A solenidade também foi marcada pela presença maciça de representantes de colônias de pescadores e autoridades, como o senador Delcídio do Amaral (PT-MS). No ato houve a liberação de R$ 228 mil em equipamentos para a Associação dos Produtores Orgânicos (Apoms) e para a Consultoria e Assessoria para a Agricultura Familiar (Secaf), além de seis kits “Feira do Peixe”, que são módulos para facilitar a comercialização de pescado.
 
Os módulos “Feira do Peixe” são equipados com tenda metálica desmontável, balcão, caixas térmicas, balança e outros dispositivos. Os kits irão beneficiar a Cooperativa MS Peixe (Dourados), a Colônia de Pescadores Z-03 (Três Lagoas) e a Associação dos Pescadores da Vila Nova Porto XV de Novembro (Bataguassu). A ministra também assinou um termo de permissão de uso para a implantação de um telecentro da pesca no município de Aquidauana. O telecentro beneficiará a Colônia de Pescadores Z-07, que passará a contar com recursos de informática e acesso à Internet.
 
Ao discursar para os presentes a ministra falou que sua vinda a Mato Grosso do Sul aconteceu após um convite feito pela bancada federal de Mato Grosso do Sul. “Eu sempre tive vontade de vir para MS, mas com o convite da bancada me estimulou mais ainda”, explica.
 
Ideli explicou ainda que, quando ela foi convidada pela presidenta Dilma Rousseff para ser ministra, recebeu três orientações: que cuidasse do pescador artesanal, garantindo dignidade a esses trabalhadores; que aumentasse a produção de pescado e que promovesse a industrialização do setor. “Mato Grosso do Sul tem um enorme potencial pesqueiro. Só falta investirmos em tecnologia”, afirmou. A ministra também fez questão de lembrar que, para esse ano, o MPA deve ser contemplado no Orçamento Geral da União com uma emenda parlamentar de R$ 10 milhões viabilizada pelo deputado Vander, o ex-deputado Dagoberto e o ex-senador Valter Pereira. “São recursos que, com certeza, vão ajudar o Ministério a estruturar as ações de apoio e desenvolvimento da piscicultura aqui em Mato Grosso do Sul”, destacou.
 
Projeto Pacu
 
A ministra Ideli Salvatti chegou a Campo Grande na manhã de domingo (22) e seguiu direto para a fazenda Santa Rosa, em Terenos, onde conheceu o Projeto Pacu, um dos maiores na produção de pescado da região Centro-Oeste. Ela participou do evento ao lado do deputado federal Vander Loubet, do ex-governador Zeca do PT, do ex-senador Valter Pereira e do prefeito de Terenos, Beto Pereira.
 
Na ocasião, Ideli destacou que os governos estaduais precisam agilizar a liberação de licença ambiental para o setor, já que empresários da pesca afirmaram haver casos em que precisam acionar o Ministério Público Estadual (MPE) para obter as licenças.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos