Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Vander: País optou por mais e novos avanços

1 Nov 2010 - 11h44Por Fátima News com assessoria

Para o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), a vitória de Dilma Rousseff não foi o resultado simples de uma escolha plebiscitária da sociedade. A seu ver, os eleitores demonstraram que, além do desejo de consolidar as certezas construídas no governo Lula, também querem, nesse mesmo caminho, buscar novas possibilidades que ainda faltam para o País. “Há necessidade de mais avanços, tanto no cenário da inclusão social quanto nos investimentos em infraestrutura. E a população optou por preservar o que está dando certo, mas sem perder seu nível de exigência”, avalia Vander.

 

 

Segundo o parlamentar, as experiências vitoriosas da gestão de Lula precisam ser aperfeiçoadas por Dilma. Ele também defende que o governo e o PT restabeleçam, na plenitude, a atenção com questões cruciais e inegociáveis, como a defesa dos postulados programáticos, o cuidado na afirmação dos princípios éticos e mais envolvimento na busca de soluções para desafios de ponta como a segurança pública, a educação, a saúde e a sustentabilidade.

 

 

“A alegria e a celebração pela vitória não podem sufocar nossa capacidade de autocrítica. É preciso que o partido se debruce na própria história e avalie tudo que viveu como oposição e como governo. É fundamental fazer essa avaliação para que se aperfeiçoem os acertos e não se repitam os erros”, defendeu Vander. O deputado destaca a importância do amadurecimento da democracia no Brasil e vê o PT como grande fiador desse processo. “Se foi a sociedade que legitimou e avalizou o resgate democrático, o PT foi uma de suas principais ferramentas”.

 

 

Vander entende que, ao quebrar dois antigos e históricos tabus da democracia representativa do País, elegendo primeiro um operário e agora uma mulher para chefiar o governo, a população comprovou sua vocação libertária e a opção pelo combate às desigualdades. “A vitória da Dilma é como se fosse a renovação da vitória do Lula, ambas movidas pelo sentimento de justiça social e de quebra de barreiras. Mas há em tudo isso diferenças pontuais que valorizam as características de Lula e de Dilma, tendo como suporte comum o compromisso com um Brasil renovado, soberano e capacitado para resolver todas as suas demandas”.

 

 

PLANO REGIONAL

 

 

Sobre os desdobramentos das eleições deste ano para o PT em Mato Grosso do Sul, o deputado Vander considera que o partido, por meio da sua direção, será chamado a um grande debate interno. “Temos muitas coisas para discutir, avaliar e decidir. Tivemos vitórias políticas excepcionais este ano. O desempenho do Zeca, numa campanha do tostão contra o milhão, num combate desigual, foi magnífico. Ele ficou com cerca de um terço dos votos válidos. A reeleição do Delcídio, mais votado que o governador reeleito, a eleição dos estaduais e de dois federais, juntando com a vitória da Dilma, vêm somar como acúmulo para as eleições municipais de 2012?, constata.

 

 

Vander, porém, salienta ser necessário que o PT cuide com prioridade absoluta do seu víés de partido programático. “Nossa essência é o compromisso com a busca de soluções estruturais para os principais problemas da sociedade, sobretudo os que geram desigualdades e concentração de renda. Por isso o PT é o partido do debate e não pode perder essa essência. O PT precisa amplificar ainda mais sua voz e se fazer melhor ouvido pela população para dizer o que pensa, para mostrar que tem propostas e soluções para os problemas da segurança pública, do caos na saúde, das deficiências na educação e no transporte, da necessidade de um planejamento eficiente para conciliar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade”, assinala o deputado.

 

 

Se no governo Lula o Estado foi contemplado com generosas fatias de recursos federais, sua sucessora vai trilhar o mesmo caminho, opina Vander. “Quando ainda era ministra, a Dilma já nos dava uma atenção especial. Essa atenção se transformava em acolhida às nossas reivindicações e tornou-se ainda mais efetiva com o lançamento do PAC [Plano de Aceleração do Crescimento]. Não por acaso, com o volume de dinheiro que o PAC vem injetando em Mato Grosso do Sul, diz-se que o Lula é o grande governador do Estado. E a Dilma sempre fortaleceu essa paternidade. Na Presidência, não será diferente. Aliás, será melhor, não tenho dúvida alguma”, conclui.

 

 

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS