Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Vander é indicado para Câmara de Negociação do Código Florestal

11 Mar 2011 - 05h28Por Fátima News
No dia 29 de setembro de 2009 foi instalada na Câmara dos Deputados uma comissão especial para analisar o Projeto de Lei 1.876/1999 e mais onze projetos que tramitam apensados a ele. O tema dos projetos é o Código Florestal brasileiro, cujo debate se apresenta como uma das agendas mais importantes no início da nova legislatura da Câmara Federal.
 
Por ainda existirem divergências significativas entre ruralistas e ambientalistas o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), instalou na semana passada a Câmara de Negociação das Mudanças no Código Florestal. O colegiado será composto por 14 deputados: quatro representantes da produção rural, quatro defensores do meio ambiente, dois da liderança do governo e dois da liderança da oposição, além do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e do representante da Mesa Diretora, o primeiro-secretário Eduardo Gomes (PSDB-TO), que vai coordenar o trabalho.
 
Marco Maia ressaltou que a Câmara de Negociação tem caráter informal, pois não é deliberativa. “Seu papel é buscar um consenso para levar um texto ao plenário”, resumiu.
 
Um dos nomes que vão representar o Governo já está definido: é o do deputado federal Vander Loubet (PT-MS), indicado pelo líder do Executivo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Segundo Vaccarezza, a opção por Vander levou em consideração a capacidade de negociação e de trânsito do parlamentar sul-mato-grossense no Congresso e em Brasília. “O Vander é um dos grandes representantes do PT no Centro-Oeste e esse é mais um motivo para ele compor o colegiado, já que a região é uma das mais afetadas pelas questões ambientais, tendo em vista os ecossistemas a serem protegidos e a grande produção agropecuária”, afirmou o deputado paulista.
 
Para Vander, a sociedade brasileira quer uma solução de entendimento que seja capaz de compatibilizar os interesses da produção rural com a necessidade de preservação do meio ambiente. “O esforço da Câmara de Negociação será por este entendimento, até porque esse tema não é uma matéria partidária, nem do governo nem da oposição”, destacou.
 
Os deputados Reinhold Stephanes (PMDB-PR), Paulo Piau (PMDB-MG), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Assis do Couto (PT-PR) serão os representantes dos produtores. Já os ambientalistas serão representados por Sarney Filho (PV-MA), Márcio Macêdo (PT-SE), Ricardo Tripoli (PSDB-SP) e Ivan Valente (Psol-SP). A oposição contará com Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) e ainda vai indicar seu segundo representante.
 
Reunião na Acrissul
 
O deputado Aldo Rebelo estará em Campo Grande na segunda-feira (14) para uma palestra sobre seu relatório na Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), às 20h. A atividade será no mesmo dia em que a Associação lança oficialmente a Expogrande 2011, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. A idéia é colocar na mesma mesa lideranças de várias inspirações ideológicas e partidárias para debater o assunto. O deputado Vander Loubet também confirmou presença no debate.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS