Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Valter Pereira pede portaria pra beneficiar clubes do laço de MS

9 Out 2009 - 13h38Por Assessoria
O senador Valter Pereira (PMDB) solicitou ao ministro da Agricultura, Reynold Stephanes, estudos para alterar a Portaria nº 9 de 03/03/97, que regula a emissão do passaporte eqüino. Durante audiência no ministério, o senador encaminhou o pleito da Federação de Clubes de Laço de Mato Grosso do Sul, que representa hoje 47 Clubes de Laço espalhados pelos municípios de MS. O ministro garantiu que vai promover estudos junto á equipe ministerial para avaliar os impactos da medida.
Os laçadores de MS querem a criação de passaporte eqüino de esporte, na modalidade laço comprido, bem como competência para emissão do documento, que poderia ser usado no trânsito interestadual, em substituição à Guia de Trânsito Animal (GTA).

Aproximadamente 1.500 laçadores praticam o esporte, preferido na área rural, movimentando uma logística de transporte para cerca de 1.500 cavalos e mais de 3 mil bois por mês. A base é o Calendário Esportivo, onde cada Clube do Laço realiza um encontro oficial por mês.

Os encontros de Clubes do Laço são atrações nos municípios, movimentando o mercado e gerando empregos em transporte de bovinos, eqüinos, comércio com rações, vacinas, remédios, veterinários, hotéis, restaurantes e postos de gasolina.

O senador mostrou ao ministro o memorial elaborado pela Federação dos Clubes do Laço, enumerando as razões pela qual a prática do esporte está ficando muito onerosa, com as exigências fiscais e tributárias.

O documento tomou como exemplo o Encontro de Bela Vista em 2008, que movimentou 648 laçadores que correram na pista de laço com mil bois. Para o transporte dos animais, foi necessário o uso de 40 caminhões e 40 notas fiscais de produtor, 40 GTA, além dos comprovantes de vacinas contra aftosa, influenza eqüina e o exame de anemia infecciosa.

Segundo o presidente da Federação de Clubes de Laços de MS, José Atanásio Lemos Neto, “Todos esses procedimentos burocráticos geram gasto de tempo e dinheiro, e poderão ser evitados com a criação do passaporte eqüino para quem pratica laço comprido”. Em vigor, a portaria nº 9 de 1997 disciplina as normas do passaporte eqüino, delegando competência de emissão à Confederação Brasileira de Hipismo.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho