Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Vale Universidade se torna lei para estudantes carentes e indígenas

17 Nov 2009 - 09h54Por Notícias.MS

Depois do Vale Renda, o governo do Estado torna lei outros dois programas sociais, o Vale Universidade e o Vale Universidade Indígena, que dão acesso ao ensino superior a acadêmicos comprovadamente impossibilitados de custear as mensalidades. A proposta do Executivo, aprovada pela Assembleia Legislativa em outubro, foi sancionada ontem à noite (16) pelo governador André Puccinelli, com participação da secretária de Trabalho e Assistência Social, Tânia Garib, gestora dos programas, na presença de deputados estaduais, dirigentes de instituições de ensino parceiras, líderes estudantis, e mais de uma centena de acadêmicos.

 

 

"O Vale Universidade agora é lei para que possamos dar oportunidade ao maior número de universitários que não tenham recursos financeiros de se tornarem profissionais nas diversas áreas que queiram", disse Puccinelli. 

 

 

O governador lembrou a trajetória do Programa Vale Universidade (PVU), e agradeceu o apoio das instituições de ensino superior que, mesmo tendo a receber parcelas atrasadas das bolsas não pagas nos últimos meses do antigo governo, ajudaram a manter as condições para que os estudantes não fossem prejudicados.  “As universidades nos acudiram, aceitando que não pagássemos de imediato o que ficou para trás – assegurando que iríamos pagar – e nos dando uma elasticidade do que seria pago mais para frente”, enalteceu André. O débito acumulado desde setembro de 2006 chegava a cerca de R$ 900 mil, segundo a secretária Tânia Garib, e foi saldado pelo governo em julho de 2007. “Hoje, esse é um programa reconhecido e respeitado pelas universidades, e vem, ano a ano, aumentando o número de formandos”, destacou Tânia. O atendimento indígena é um exemplo: começou com quatro aprovações, subiu para oito no ano passado, e neste ano, já chega a 15 acadêmicos colando grau superior.

 

Com a transformação em lei, o governo do Estado assegura a permanência dos programas, e a garantia legal de recursos do Orçamento para pagar os benefícios, que atualmente garantem o ensino universitário a 800 estudantes, sendo 120 do Vale Universidade Indígena. Puccinelli destacou que, além de uma contrapartida obrigatória pela bolsa concedida, a prestação de serviços de 20 horas semanais feita pelos estudantes ajuda a suprir as necessidades nas organizações do serviço público.

 

 

         Fundamental na aprovação da proposta de tornar lei os programas, a Assembleia Legislativa reconhece o grande impacto que as ações têm para ajudar a um número maior de jovens a cursar a faculdade. Segundo o presidente da Casa, deputado Jerson Domingos, o trâmite foi mais rápido que o previsto no regimento, para atender à urgência do Executivo pela aprovação. “A Assembleia deu sua contribuição, para aprovar o mais rápido possível, pelo que esse projeto representa. Era preciso dar uma resposta à sociedade, à população que estava desejosa desse beneficio”, afirmou Jerson. Para o presidente do legislativo estadual, a legalização “vai obrigar não só o governante que está aí, mas todos os que virão, a cumprir”, além de, com o incentivo, qualificar cada vez mais os profissionais que garantirão o futuro de Mato Grosso do Sul.

 

             As leis estaduais sancionadas por André criando o Programa Vale Renda (assinada no sábado, 14), Vale Universidade  Vale Universidade Indígena foram publicadas no Diário Oficial do Estado de hoje (17).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto