Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 10 de maio de 2021
Busca
Brasil

Vacinação contra aftosa vai até amanhã na região do Planalto

29 Nov 2004 - 08h57
Números do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan) apontam que foram destinadas a Mato Grosso do Sul esre ano cerca de 33,4 milhões de doses de vacina contra febre aftosa, sendo 9 milhões só no mês de novembro. Esses são os únicos números registrados até o momento na terceira e última fase da campanha que acaba amanhã na região do Planalto e no próximo dia 15 no Pantanal.

Embora amanhã seja o último dia para vacinação na maior região de Mato Grosso do Sul, onde aproximadamente 21,4 milhões de bovinos deverão ser imunizados, o produtor tem mais 15 dias para efetuar a entrega dos frascos, registro da vacinação, comprovante de aquisição de vacina (CT-13), e a nota fiscal bem como os da vacina contra raiva. O mesmo acontece nas propriedades localizadas no Pantanal.

A expectativa da nova gerente de Defesa Sanitária Animal da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Gladys Moreira Espíndola Rachel, “é que pelo menos 95% dos 24,9 milhões de animais sejam imunizados em todo Estado”. O pecuarista que deixar de vacinar seu rebanho terá que desembolsar R$ 52,5 por animal, valor 150% mais caro que na fase passada.

Ainda segundo Rachel, as propriedades localizadas nos municípios de Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos e Setes Quedas, que tiveram a vacinação antecipada por motivo de prevenção – por estarem localizadas na região de fronteira com o Paraguai – estão sendo reforçadas para ser concluídas a tempo. Nessa região cerca de 400 mil animais devem ser imunizados.

Segundo o diretor-presidente do Iagro, Gete Ottaño da Rosa, a preocupação com a fronteira é um dos pontos fundamentais para prevenir a entrada da doença no Estado. Ainda segundo Gete, uma das saídas estaria na vacinação do rebanho paraguaio por uma equipe brasileira chegando até a indenizar os produtores que sacrificam animais contaminados naquele país. Em caso de dúvidas, os criadores podem procurar qualquer escritório do Iagro no Estado ou ainda ligar no disque-aftosa 0800-679120. Acesse o site do Iagro: www.iagro.ms.go.br. E-mail ascom@iagro.ms.gov.br.
 
 
APn

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada
TERROR NA CRECHE
Sob forte emoção moradores de Saudades realizam velório coletivo das vítimas do ataque à creche
CHEGANDO FORTE
Frio chega com força e provoca geada no Sul
TERROR EM CRECHE
Jovem invade escola e mata três crianças e duas funcionárias
PÉSSIMA PROJEÇÃO
Covid-19: Brasil deve alcançar 575 mil mortes em 1º de agosto, diz instituto
SONHO INTERROMPIDO
Jovem perde noivo para a Covid-19 no dia do casamento: 'Nossos sonhos ficaram para trás'
PANDEMIA CORONAVIRUS
Triste número: Brasil ultrapassa 400 mil mortes por Covid-19
REVOLTA
Pastor zomba da fé dos indígenas Trukás que revoltados quebram templo em construção; veja o vídeo