Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 8 de novembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 25

5 Mai 2007 - 07h55

Com o objetivo de alcançar a população idosa, residente em locais de difícil acesso, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, prevista para ser encerrada hoje, foi prorrogada até o dia 25 de maio. O último levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizado ontem (3), aponta 103.500 pessoas vacinadas, número correspondente a 60% do total da população com mais de 60 anos em Mato Grosso do Sul.

A Campanha teve início no dia 23 de abril com a meta de vacinar 70% dos idosos do país, aproximadamente, 11,2 milhões de pessoas. A gerente técnica da coordenadoria de Imunização da SES, Kátia Mougenot, afirma que em Mato Grosso do Sul, nesses nove anos de realização da campanha, a meta sempre foi alcançada: “o maior desafio é conseguir a homogeneidade da cobertura, fazendo com que todos os municípios atinjam esse alvo”, ressalta.

A vacinação pretende reduzir a incidência da gripe entre os idosos e as complicações respiratórias que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. A gerente alerta para a importância da imunização e esclarece que a vacina não provoca reações, causando gripe depois de ser aplicada; quando aparece algum sinal da doença é em razão do vírus ter sido contraído em um período anterior.

A vacina contra o vírus influenza – causador da gripe – está disponível nas unidades básicas de saúde, unidades de Saúde da Família e também em postos volantes, para alcançar populações em locais de difícil acesso, com limitações físicas ou que residem em casas geriátricas e asilos nos 78 municípios de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, a prefeitura disponibilizou o número telefônico 3314-3099 para solicitações de deslocamento da equipe de vacinação até a casa de idosos que estejam acamados.

O próximo balanço da vacinação contra o vírus Influenza em Mato Grosso do Sul será divulgado pela SES no dia 10 de maio (quinta-feira).

Vacinação indígena

Outra campanha de vacinação em massa acontece nas aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul, também, até 25 de maio. A multivacinação, iniciada no dia 23 de abril, pretende imunizar cerca de cinco mil indígenas por meio de um trabalho integrado das três esferas de governo – união, estados e municípios – com o objetivo de vacinar adultos e crianças, a partir dos seis meses, contra a gripe e colocar o esquema vacinal em dia.

Além das doses contra o vírus Influenza, são disponibilizadas as vacinas contra a Poliomelite, BCG, Hepatite B, a Tetravalente (contra Difteria, Tétano, Coqueluche e doenças, como a meningite que é a mais perigosa, causadas pela bactéria Haenophilus influenzae), Rotavírus, Febre Amarela e a Tríplice Viral (contra Sarampo, Rubéola e Caxumba). As doses contra a Varicela e Pneumonia atendem a população indígena com menos de cinco anos de idade e mais de 60. Kátia Mougenot salienta que essas vacinas ficam disponíveis para essa população durante todo o ano, o mês de campanha tem o intuito de intensificar a mobilização, buscando as famílias ainda não imunizadas.

 

 

TV Morena

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Desabamento de prédio mata três pessoas em Alagoas
Com recursos do FIC, história épica de pioneiro sul-mato-grossense é retratada em HQ
Piracema: começa período de pesca proibida em MS, e estoques de pescados devem ser informados
Homem morre após tentar saltar de speed fly na Pedra Bonita, no Rio. Foto: Reprodução/X (antigo Twitter)/@baudorio
Homem morre após tentar saltar de speed fly na Pedra Bonita, no Rio; veja vídeo
'Eu falhei': Mãe lamenta morte de filho único em acidente com carreta na BR-163

Mais Lidas

ACIDENTE GRAVE
Jovem é socorrido em estado grave após acidente de moto (vídeo)
Policial
Jovem de 20 anos é vítima fatal de atropelamento ao tentar atravessar a BR-163
FEMINICÍDIO
Mulher foi assassinada horas depois de assumir namoro nas redes sociais
Esporte
Tragédia em campo: jogador peruano morre após ser atingido por raio em partida (vídeo) cenas fortes
Saúde
Cabeleireira que mobilizou doações de sangue morre