Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 29 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Vacinação começa dia 8 contra gripe “A” pandêmica em todo Brasil

3 Mar 2010 - 06h18Por Diário MS

A partir do dia 8 de março serão vacinados contra a gripe A pandêmica trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes, crianças de seis meses a dois anos incompletos (23 meses), população de 20 a 39 anos, doentes crônicos e também adultos saudáveis de 30 a 39 anos conforme anúncio do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante a I Reunião Preparatória com os Coordenadores Estaduais em Imunizações – Campanha Influenza, que ocorreu semana passada em Brasília (DF). Cada grupo terá uma data distinta para vacinação.

A reunião teve como foco o esclarecimento de dúvidas e a discussão de estratégias para a vacinação no Brasil. Ao todo o Ministério da Saúde comprou 113 milhões de doses de vacina.

O objetivo da campanha é manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de casos graves e óbitos nos grupos mais vulneráveis. A expectativa é imunizar pelo menos 91 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica, além da vacinação de 19 milhões de idosos contra a gripe comum. Uma parte das doses que estão sendo adquiridas contra a influenza pandêmica será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno.

Serão 36 mil pontos de vacinação em todo o país. A logística de aplicação das vacinas, incluindo locais e horários, é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Saúde.

Para Mato Grosso do Sul foram repassadas 106 mil doses de vacinas, além de seringas, agulhas, cartazes e folderes sobre a gripe pandêmica. A expectativa é de que sejam vacinados 1.187.407 sul-mato-grossenses durante as cinco etapas de vacinação. Ainda está prevista para o Estado a chegada de aproximadamente 111 mil comprimidos do antiviral fosfato de Oseltamivir (conhecido como Tamiflu), essa quantidade corresponde a 11 mil tratamentos – caso seja necessário receitar para alguns pacientes.

Hoje (2), a partir das 13h30, no hotel Jandaia, na capital, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul vão se reunir com profissionais das 78 secretarias municipais de Saúde e dos nove núcleos regionais para multiplicar as informações repassadas pelo ministério sobre como serão os trabalhos, além de esclarecer dúvidas e definir as estratégias que serão utilizadas no estado.

 

Leia Também

TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua