Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 18 de junho de 2021
Busca
Brasil

Vacinação começa dia 8 contra gripe “A” pandêmica em todo Brasil

3 Mar 2010 - 06h18Por Diário MS

A partir do dia 8 de março serão vacinados contra a gripe A pandêmica trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes, crianças de seis meses a dois anos incompletos (23 meses), população de 20 a 39 anos, doentes crônicos e também adultos saudáveis de 30 a 39 anos conforme anúncio do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante a I Reunião Preparatória com os Coordenadores Estaduais em Imunizações – Campanha Influenza, que ocorreu semana passada em Brasília (DF). Cada grupo terá uma data distinta para vacinação.

A reunião teve como foco o esclarecimento de dúvidas e a discussão de estratégias para a vacinação no Brasil. Ao todo o Ministério da Saúde comprou 113 milhões de doses de vacina.

O objetivo da campanha é manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de casos graves e óbitos nos grupos mais vulneráveis. A expectativa é imunizar pelo menos 91 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica, além da vacinação de 19 milhões de idosos contra a gripe comum. Uma parte das doses que estão sendo adquiridas contra a influenza pandêmica será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno.

Serão 36 mil pontos de vacinação em todo o país. A logística de aplicação das vacinas, incluindo locais e horários, é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Saúde.

Para Mato Grosso do Sul foram repassadas 106 mil doses de vacinas, além de seringas, agulhas, cartazes e folderes sobre a gripe pandêmica. A expectativa é de que sejam vacinados 1.187.407 sul-mato-grossenses durante as cinco etapas de vacinação. Ainda está prevista para o Estado a chegada de aproximadamente 111 mil comprimidos do antiviral fosfato de Oseltamivir (conhecido como Tamiflu), essa quantidade corresponde a 11 mil tratamentos – caso seja necessário receitar para alguns pacientes.

Hoje (2), a partir das 13h30, no hotel Jandaia, na capital, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul vão se reunir com profissionais das 78 secretarias municipais de Saúde e dos nove núcleos regionais para multiplicar as informações repassadas pelo ministério sobre como serão os trabalhos, além de esclarecer dúvidas e definir as estratégias que serão utilizadas no estado.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial