Menu
SADER_FULL
sexta, 24 de setembro de 2021
Busca
SAÚDE

Vacina contra malária deve estar pronta em cinco anos

4 Nov 2009 - 08h41Por Folha Online

A vacina contra a malária, cuja última fase de teste está em curso desde maio passado em sete países africanos, poderá ser patenteada dentro de três a cinco anos, disseram cientistas e especialistas reunidos em Nairóbi na terça-feira (3).

No terceiro dia da 5ª Conferência da Iniciativa Multilateral sobre a Malária, mais de 1.000 especialistas avaliaram os progressos na pesquisa da vacina RTS,S, desenvolvida pelo programa Malaria Vaccine Initiative (MVI) e pelo laboratório GlaxoSmithKline Biologicals (GSK Bio).

Jacquelyn Martin -3.jun.09/AP
Mosquito _Anopheles_, transmissor da malária; cientistas dizem que vacina contra doença deve estar pronta em três anos
Mosquito Anopheles, transmissor da malária; após testes, cientistas dizem que vacina contra doença deve estar pronta em três anos

Os resultados da segunda fase de testes desta vacina, publicados no ano passado, mostraram uma eficácia de 53% entre bebês.

A terceira fase de testes clínicos está em processo em Burkina Faso, Gabão, Gana, Quênia, Malawi, Moçambique e Tanzânia, com a participação de 16 mil crianças com entre seis semanas e 17 meses.

A atual fase avalia, principalmente, os efeitos colaterais da futura vacina, destinada prioritariamente aos bebês e às crianças com menos de cinco anos, os mais vulneráveis à malária.

"É um momento extraordinário na luta contra a malária, e um momento forte em mais de duas décadas de pesquisas, incluindo dez anos de testes clínicos na África", disse o doutor Joe Cohen, um dos criadores da RTS,S e pesquisador no GSK Bio.

"Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento desta fase três", destacou Cohen.

"Pensamos e esperamos que em entre três e cinco anos a vacina já poderá ser produzida. Tudo isto dependerá, evidentemente, da fase três, mas também da velocidade das autoridades reguladoras sobre o assunto", explicou o pesquisador.

"Em caso de sucesso, a RTS,S será a primeira geração de vacinas contra a malária com eficiência de 50% e com proteção superior a um ano", segundo o MVI.

Em 2006, a comunidade internacional fixou um objetivo a longo prazo, até 2025, para a produção de uma vacina para a malária com 80% de eficácia contra as formas menos severas da doença, e com uma duração de mais de quatro anos.

A Malaria Vaccine Initiative, criada pela organização não governamental PATH, é um programa mundial financiado principalmente pela Fundação Bill e Melinda Gates.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada