Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

V turma de medicina da UFGD muda trajetória do curso

10 Mar 2010 - 14h41Por Assessoria
Universidade em greve, um professor efetivo e os demais como voluntários e faculdade sem sede própria. Essa foi a realidade com que se depararam os calouros do curso de medicina em 2003 depois de três a quatro anos de uma intensa batalha de vestibulares. A trajetória foi relembrada durante a colação de grau da V Turma de Medicina da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), na última sexta feira, pela diretora, coordenador, professores, homenageados e formandos do curso que reuniu mais de mil pessoas no Centro de Eventos Cerrado Brasil.

A diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD, doutora Márcia Midori Shinzado, que no ato representou o reitor Damião Duque de Farias, enfocou que a V turma de medicina teve um grande peso na estruturação do curso pois não se intimidou diante de todas as dificuldades.

Já o orador da turma, Messias Villa Mendonça, lembrou do susto e desespero dos acadêmicos ao encontrarem o Campus 2 abandonado pelo descaso, sem material e sem laboratórios próprios, além da greve. A resposta foi a união e luta, através de protestos, fechamento da rodovia de acesso à universidade, carta ao presidente Lula, entre outras ações dos universitários.

“Fomos à Brasília, denunciamos nossos problemas, anexamos verbas em votação do orçamento, no Conselho Nacional de Educação buscamos o reconhecimento do curso. Nosso dedo esteve por todos os lugares da capital”.

O Professor Antônio Pedro Lucas Bittencout, Patrono da turma, num discurso emocionado também enfatizou a união dos acadêmicos pela transformação de “uma faculdade embrionária para uma referência hoje no Mato Grosso do Sul e no país”. Essa foi a linha geral dos discursos dos professores doutores João Vidigal, Paraninfo da Turma; do coordenador do curso, Julio Henrique Rosa Croda e Paulo Roberto da Cruz Oliveira, que foi escolhido como Nome da Turma. Os professores e doutores Julio César Ricci Tomolei, Cristina Yamashita, Mariana Trinidad Ribeiro da Costa Croda, Aroldo Henrique Boigues foram homenageados pela turma de formandos. Já os professores e doutores amigos da turma foram Marco Antonio Zeuli, José Flávio de Souza, José Sebastin Miranda Gomes. O funcionário homenageado da UFGD foi Franz Maciel Mendes.

A transformação do campus de Dourados da UFMS em UFGD ocorreu em 2005 e o curso de Medicina passou a fazer parte da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), com investimentos do Governo Federal o que contribuiu expressivamente para melhorias da infraestrutura, do número de docentes, implantação de Mestrados, Residências Médicas e Multiprofissional em Saúde.

A administração do Hospital Universitário (HU) que era de responsabilidade do município, hoje está à cargo da UFGD. O curso de Medicina da UFGD desponta na lista dos cursos de graduação mais concorridos do país.

Segundo palavras do Rafael Alves, Hugo, Cyntia, Jairo, Jonathan e Fábio membros da Comissão Organizadora “A festa foi como sonhamos, foi só elogio, dando destaque aos prestadores de serviços como: Melquíades buffet, Decoração de Adriano Martins de Maringá, DZM Comunicação e Eventos, as Bandas Lex Lutor do MG e a Metrópole, Dj Adriano, além do DJ Luciano que ficou do pôr do sol do Cerrado até às 11 horas da manhã no domingo, tudo foi perfeito” finalizaram.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede da querida Dona Cida, família informa sobre velório e sepultamento
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul