Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 5 de março de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Usuários do SUS estão há 30 dias sem exames de raio-x em Dourados

23 Mar 2011 - 05h17Por Diário MS

Os usuários que precisarem fazer um exame de raio-x pelo SUS (Sistema Único de Saúde) vão ficar sem atendimento em Dourados. Os dois únicos equipamentos utilizados pela atenção básica ficam no PAM (Pronto Atendimento Médico) e no HU (hospital Universitário), e estão estragados.


O outro equipamento existente está no Hospital da Vida, e é usado para atender somente as urgências e emergências que chegam ao local. Todos os outros encaminhamentos médicos vão para o PAM ou para o HU, que estão sem oferecer o serviço.


Somente no PAM, o equipamento de raio-x está sem funcionar há pouco mais de um mês. A Secretária Municipal de Saúde, Silvia Bosso informou, através da assessoria, que o processo de licitação para o conserto do equipamento começou na semana passada.


De acordo com a secretária, os três orçamentos necessários foram entregues e a empresa que ganhou o direto de fazer o reparo no material já esteve no município para fazer a avaliação e solicitou a peça danificada. A previsão é de que até sexta-feira o raio-x volte a funcionar.


Já no HU, o equipamento está inativo há 20 dias. “O tubo de raio-x sofreu um vazamento. O equipamento está na garantia e nós chamamos a empresa de manutenção. Demora que a peça é importada e a revendedora do aparelho tem que aguardar vir de fora”, disse Rosemar José Hall, diretor de administração e planejamento do HU.


A expectativa é de que a peça seja instalada amanhã e no mesmo dia volte a ser usada. Enquanto não fica pronto, o HU usa para atender os pacientes emergenciais e internados, um equipamento portátil. “Ele é pequeno e manual, não ia suportar uma demanda grande e não podemos correr o risco de ficar sem nenhum”, esclarece o Hall.


O diretor ainda acrescenta que o equipamento que apresentou defeito tem mais de 10 anos e deve ser substituído por um mais moderno. “Será trocado por um digital, de melhor qualidade”, disse o diretor do HU. O recurso virá do MEC (Ministério da Educação) e deve ser aplicado até junho deste ano.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIOLENCIA DOMESTICA
Vítima de violência doméstica escreve bilhete com pedido SOS em agência bancária: 'Ele tá ai fora'
ALERTA AO CPF
Confira se o seu CPF foi usado de maneira IRREGULAR por desconhecidos
VAMOS PREVENIR
Igreja Adventista vota documento com orientações sobre cultos e reuniões
ALERTA AOS JOVENS
O que está por trás da alta das internações de jovens com covid
BRASIL EM PÂNICO
Brasil tem novo recorde de mortes por covid em 24 horas: 1.910
100 TRÉGUA
Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil
EXECUÇÃO NA MADRUGADA
Dona de bar é degolada e corpo encontrado nos fundos do estabelecimento
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Filho de fazendeiro reclama de dor anal e mãe descobre estupro cometido por funcionário
BOA NOTICIA
Governo zera PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha
RIGOR DA LEI
Cidade vai multar em até R$ 60 mil quem descumprir decreto de combate ao Covid-19