Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
PESQUISA

USP testa célula-tronco do próprio paciente para regenerar osso

Objetivo é acelerar a cura de fraturas ou tratar má formações

28 Fev 2011 - 07h38Por R7

A equipe do Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto de Biociências da USP (Universidade de São Paulo), liderada por Maria Rita-Passos Bueno e Mayana Zatz, está testando o uso de diferentes fontes de células-tronco retiradas do próprio organismo e que são capazes de acelerar a reconstrução de ossos.

As células-tronco são hoje são uma das grandes esperanças da medicina, por dar origem a praticamente todos os tecidos (conjunto de células com uma determinada função no organismo).

Hoje, essas células são estudadas para aplicação no tratamento de uma ampla gama de doenças, do mal de Parkinson à diabetes, passando por problemas renais e cardíacos. A ideia básica é usar as células-tronco para regenerar órgãos e tecidos danificados por esses males.

Segundo a Agência USP de Notícias, a técnica em estudo na USP pretende aumentar a eficiência no tratamento de doenças de difícil regeneração, como a osteosporose, que causa a perda da massa óssea e, com isso, aumenta a fragilidade dos ossos e o risco de fraturas.

De acordo com Mayana, “o intuito da pesquisa é utilizar células tronco para acelerar a reconstrução de ossos que sofreram alguma fratura ou má formação, como ocorre com bebês que nascem com alterações craniofaciais”.

No estudo foram colhidas amostras de células-tronco vindas de diversos tecidos humanos. Em um primeiro momento, foram coletadas células-tronco de tecidos do organismo, como polpa de dente de leite, tecido adiposo (descartado em cirurgias, principalmente em procedimentos de lipoaspiração) e tecido muscular do lábio (vindo de operações corretivas).

Depois, a equipe do testou o potencial de células-tronco das trompas de falópio (canais que ligam os ovários ao útero) e comprovou a alta concentração desse tipo de célula no órgão feminino. Mayana diz que “a vantagem dessa descoberta é que, como a osteoporose atinge majoritariamente as mulheres idosas, devido às perdas hormonais da menopausa, pode-se agora regenerar osso fraturado com os próprios recursos físicos do paciente”

Após retirar as células-tronco do organismo e avaliar seu potencial para regeneração dos ossos, são realizados testes em laboratório para determinar se essas células podem ou não formar tecido ósseo.

Depois disso, foi comparada a evolução na reconstrução óssea de dois grupos diferentes de ratos, um com o implante de células-tronco e outro sem implantes, em condições normais. Os pesquisadores descobriram que os ratos que tinham a membrana com células-tronco tiveram uma regeneração muito mais acelerada do osso fraturado do que os animais que não receberam essas células.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS