Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 23 de setembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ZANZI
Brasil

Uso irregular das calçadas vira mania em Dourados

2 Ago 2010 - 13h22Por Fátima News

O uso irregular de calçadas para o estacionamento de veículos novamente tem sido uma praxe em Dourados. Em vários pontos da cidade, principalmente na área comercial, é possível flagrar carros e motos estacionados sobre o meio-fio, fato que dificulta o uso das calçadas pelos pedestres.

Em diversos pontos das avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres é possível verificar as calçadas sendo utilizadas como um espaço “anexo” dos estabelecimentos comerciais, que usam os locais para expor seus produtos. Um dos setores que mais se aproveitam da falta de fiscalização é o veículos.

Diversas revendas usam o espaço destinado para a passagem dos pedestres como vitrine para os automóveis. Alguns ousam até a lavar carros nas calçadas. Além de obstruir a passagem, jogam água nas ruas, prejudicand0o a camada asfaltica.

Outro local onde os motoristas e estabelecimentos ignoram a legislação e transformam a calçadas em estacionamento é na rua João Vicente Ferreira, em frente ao Hospital Santa Rita. Segundo moradores da região, em virtude da falta de vagas para estacionamento, vários condutores têm ignorado a sinalização e estacionado os veículos nas calçadas ou até mesmo na ciclovia existente no local.

A servidora pública Tânia Marta Castilho relata que o uso irregular da calçada tem gerado certo transtorno no local, já que os pedestres são obrigados a passar pela ciclovia e correrem o risco de serem atropelados pelos ciclistas que passam pela rua. “Os carros ocupam a calçada e as pessoas não têm por onde passar. Então, são obrigados a se arriscar passando pela ciclovia. Em várias ocasiões, o pedestre não vê a bicicleta e quase acaba atropelado”, disse.

De acordo com o Código de Postura do Município, todas as calçadas da área comercial devem ter pelo menos dois metros de espaço livre para passagem de pedestre. No ano passado, a Guarda Municipal intensificou a fiscalização quanto ao uso ilegal das calçadas na área comercial.

O trabalho foi concentrado na região da avenida Hayel Bon Faker e pelo menos 70 condutores acabaram autuados. Na época, a multa era de R$ 130, de natureza grave, somando cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), conforme consta na CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

No entanto, desde então, nenhuma operação semelhante foi realizada para frear o uso irregular das calçadas. Conforme o subcomandante da Guarda Municipal, Divaldo Machado Menezes, a corporação tem recebido inúmeras reclamações relacionadas ao uso irregular das calçadas para o estacionamento de veículos. Devido ao problema, o comando da Guarda vai se reunir amanhã com a coordenação do departamento municipal de Trânsito para discutir medidas que possam impedir a irregularidade.

Diante da situação, ele relatou que a Guarda deve realizar um trabalho fiscalização em vários pontos da cidade. Inicialmente, os guardas devem apenas orientar os motoristas irregulares. Após o trabalho de orientação, a Guarda passará a aplicar multas.

 


Deixe seu Comentário

Leia Também

HERANÇA PORTUGUESA
A herança portuguesa na vida cotidiana do Brasil
Os beneficiários nascidos em janeiro  3,9 milhões de pessoas  poderão sacar AJUDA FINANCEIRA
Caixa paga nova parcela do auxílio emergencial para 5,6 milhões de pessoas
o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo PRESIDENTE NA ONU
Bolsonaro diz que brasileiros receberam mil dólares de auxílio
Imagem: Reprodução/Balanço Geral Londrina FUGA EM MASSA
Presos fogem de cadeia após surto de Covid-19
Material estava dentro de uma bexiga e enrolado com fita isolante PROFUNDEZAS DO CRIME
8 celulares e outros materiais são retirados do ânus de preso
Na Pandemia, filas são imensas na CEF de Fátima do Sul-MS AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera hoje saques do auxílio emergencial para mais 3,6 milhões
uma greve foi deflagrada em protesto contra uma proposta de privatização da estatal e pela manutenção de benefícios trabalhistas. CORREIOS
Após 5 dias de greve, os Correios devem retornar por determinação do TST
No Brasil, diversos concursos públicos estão disponíveis. CONCURSOS
CRM-MS abre concurso com salários de até R$ 5 mil
 O empresário Eliel Moreira, seu Claudemir e sua família SOLIDARIEDADE
Amigos se unem e compram carro para catator de reciclagem
Cissa Amaral morreu no local e Sebastião Faria foi socorrido ACIDENTE FATAL
Enfermeira morre e policial civil fica ferido em acidente de moto