Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 9 de agosto de 2022
BANNER IMPRESSORAS
Busca
Brasil

Uso incorreto de lentes de contato pode até cegar

19 Fev 2010 - 14h35Por G1
Lentes de contato são cada vez mais comuns entre os brasileiros. E podem representar um perigo se não forem usadas de maneira correta. A pessoa pode ficar cega.

Hoje é possível comprar lentes sem receita médica em qualquer ótica. Muita gente está adotando esse acessório para mudar a cor dos olhos. Mas, sem os devidos cuidados com a higiene, os prejuízos para a saúde podem ser grandes.

Transparentes ou coloridas, elas estão cada vez mais nos olhos dos brasileiros: 8,5 milhões de pessoas usam lentes de contato no país. As descartáveis são as mais vendidas.

“Por ser mais confortável e proporcionar mais segurança na higiene. Após um mês de aberta a embalagem, tem que descartar a lente. Mas muita gente passa o prazo, usa até a lente rasgar”, comenta a dona de ótica Vanessa Croce.

Olhos vermelhos e irritados são sinais de que algo está errado. É hora de buscar ajuda médica. O mau uso da lente pode causar graves problemas.

“Até uma infecção mais grave, com uma cicatriz, causando diminuição permanente da visão da pessoa”, alerta o oftalmologista Luciano Fochi Garcia.

Para que a lente de contato não se torne um incômodo, cuidados com a manutenção e a limpeza são fundamentais. O banheiro é o lugar da casa que as pessoas mais usam para colocar ou retirar as lentes. É também o local mais sujeito a contaminação por bactérias. Por isso os cuidados devem ser ainda maiores.

A lente, por exemplo, não deve ter contato com a água da torneira. O ideal é lavar as mãos com água e sabão, enxugar bem e só depois manipular as lentes. E nada de usar soro para lavar o material. Ele não é capaz de matar bactérias e fungos, como fazem as soluções próprias para limpeza. O estojo, que deve ser mantido sempre em local arejado, deve ser trocado a cada quatro meses.

Atenção: dormir com a lente é proibido. “Aumenta muito o risco de bactérias na lente. Uma infecção, uma abrasão na córnea, podem ser porta de entrada para uma úlcera na córnea, o que pode deixar cicatriz e a pessoa não recupera a visão total”, explica o oftalmologista Luciano Fochi Garcia.

A veterinária Lara Fernanda Inácio quase perdeu a visão do olho esquerdo, porque cometeu dois erros: “Eu dormi com a lente. Estava com a mão suja, passei no olho e uma bactéria se desenvolveu”.

O resultado foi uma infecção grave, que só foi curada depois de 30 dias de internação. “Parece que o olho pulsa de dor. É horrível”, lembra a veterinária Lara Fernanda Inácio.

Uma dica importante para as mulheres: sempre coloque a lente antes de fazer a maquiagem. O correto é usar as lentes por no máximo oito horas por dia. Também é fundamental procurar a orientação de um oftalmologista, porque não é todo mundo, que pode usar lente.

Leia Também

TENTATIVA DE ASSASSINATO
Coroinha é esfaqueado no pescoço durante missa em igreja
AUXILIO CAMINHONEIRO
Caixa libera consulta ao Auxílio Caminhoneiro
VAMOS AJUDAR - COMPARTILHE
Casal que adotou 3 irmãos autistas vítimas de maus-tratos comove internautas
DESUMANIDADE
Polícia interdita casa de repouso por tortura e sequestro de idosos
DENUNCIADO POR VIZINHOS
Mãe e filho são executados e corpos escondidos dentro de sofá velho jogado em lote baldio
AUXILIO BRASIL
Governo amplia Auxílio Brasil e mais 23,7 mil famílias vão receber em MS
ASSASSINATO
Campeão mundial de jiu-jitsu, Leandro Lo morre após levar tiro na cabeça
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 261 óbitos e 40,4 mil casos em 24 horas
LENDA DO HUMORISMO
Jô Soares morre em São Paulo aos 84 anos
A CONTA GOTAS
Petrobras anuncia corte de R$ 0,20 no preço do diesel