Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 24 de junho de 2021
Busca
Brasil

Uso incorreto de lentes de contato pode até cegar

19 Fev 2010 - 14h35Por G1
Lentes de contato são cada vez mais comuns entre os brasileiros. E podem representar um perigo se não forem usadas de maneira correta. A pessoa pode ficar cega.

Hoje é possível comprar lentes sem receita médica em qualquer ótica. Muita gente está adotando esse acessório para mudar a cor dos olhos. Mas, sem os devidos cuidados com a higiene, os prejuízos para a saúde podem ser grandes.

Transparentes ou coloridas, elas estão cada vez mais nos olhos dos brasileiros: 8,5 milhões de pessoas usam lentes de contato no país. As descartáveis são as mais vendidas.

“Por ser mais confortável e proporcionar mais segurança na higiene. Após um mês de aberta a embalagem, tem que descartar a lente. Mas muita gente passa o prazo, usa até a lente rasgar”, comenta a dona de ótica Vanessa Croce.

Olhos vermelhos e irritados são sinais de que algo está errado. É hora de buscar ajuda médica. O mau uso da lente pode causar graves problemas.

“Até uma infecção mais grave, com uma cicatriz, causando diminuição permanente da visão da pessoa”, alerta o oftalmologista Luciano Fochi Garcia.

Para que a lente de contato não se torne um incômodo, cuidados com a manutenção e a limpeza são fundamentais. O banheiro é o lugar da casa que as pessoas mais usam para colocar ou retirar as lentes. É também o local mais sujeito a contaminação por bactérias. Por isso os cuidados devem ser ainda maiores.

A lente, por exemplo, não deve ter contato com a água da torneira. O ideal é lavar as mãos com água e sabão, enxugar bem e só depois manipular as lentes. E nada de usar soro para lavar o material. Ele não é capaz de matar bactérias e fungos, como fazem as soluções próprias para limpeza. O estojo, que deve ser mantido sempre em local arejado, deve ser trocado a cada quatro meses.

Atenção: dormir com a lente é proibido. “Aumenta muito o risco de bactérias na lente. Uma infecção, uma abrasão na córnea, podem ser porta de entrada para uma úlcera na córnea, o que pode deixar cicatriz e a pessoa não recupera a visão total”, explica o oftalmologista Luciano Fochi Garcia.

A veterinária Lara Fernanda Inácio quase perdeu a visão do olho esquerdo, porque cometeu dois erros: “Eu dormi com a lente. Estava com a mão suja, passei no olho e uma bactéria se desenvolveu”.

O resultado foi uma infecção grave, que só foi curada depois de 30 dias de internação. “Parece que o olho pulsa de dor. É horrível”, lembra a veterinária Lara Fernanda Inácio.

Uma dica importante para as mulheres: sempre coloque a lente antes de fazer a maquiagem. O correto é usar as lentes por no máximo oito horas por dia. Também é fundamental procurar a orientação de um oftalmologista, porque não é todo mundo, que pode usar lente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

assis (2) VEJA VÍDEO
Antes de morrer, vítima gravou áudio relatando que esposa e dois homens teriam realizado crime
CRIME PASSIONAL
Contadora é morta pelo ex-marido, que comete suicídio em seguida
100 PERDÃO
Mulher trai marido, não é perdoada e coloca fogo no próprio corpo como forma de se punir
TRAGÉDIA NO CAMPO
Pulverizador passa por cima da cabeça de agrônoma em fazenda
COPA AMÉRICA
Brasil leva gol antológico, mas vira sobre a Colômbia e se classifica em 1º lugar
APOSTAS NO BRASIL
É legal apostar em esportes no Brasil?
CRIME BRUTAL
Mulher é encontrada morta com rosas, uma aliança nas mãos e frase cruel escrita na testa
TRAGEDIA
Casal é encontrado morto no banheiro com o chuveiro ligado
VEJA VÍDEO
Servidora não deixa lençol sujar com sangue de bandido e viraliza na internet
LUTO NA TV
Apresentador do Balanço Geral morre vítima da covid