Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Usinas dobram produção em MS e abrem 3 mil vagas em 2011

26 Jan 2011 - 10h02Por Dourados Agora

Dourados faz parte de uma região que concentra 60% do setor sucroalcooleiro do Estado, fixando-se como pólo na área de tecnologia e ainda será responsável por grande parte da geração de empregos diretos e indiretos. Durante o lançamento do programa “Uma Força Para Dourados”, o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, disse que o setor sucrolcooleiro vai abrir este ano mais três mil vagas de empregos diretos em Mato Grosso do Sul.

Hollanda lembra que o Estado já possui 21 usinas em operação e mais três que devem entrar em operação ainda neste ano. Um levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que Mato Grosso do Sul é o terceiro estado no país que mais aumentou a produção nessa safra. Foram 47,4% a mais. Passou de 23,3 milhões de toneladas para 34,3 milhões de toneladas.

Roberto Hollanda lembra que a área de cana de açúcar plantado no estado chega a 400 mil hectares e mais 6 milhões de hectares podem ser destinadas para essa cultura. A alta no preço da cana-de-açúcar estimulou a expansão da cultura em Mato Grosso do Sul e com isso, algumas usinas já se programam para dobrar a produção em 2011. “Os mercados interno e externo estão em crescimento, nós aumentamos a produção e com isso, é importante a qualificação de mão-de-obra”, ressalta.

GARGALO

O empresário Werner Semmelroth, da Usina Laguna, acrecentou que a falta de mão-de-obra qualificada é o principal “gargalo” do setor em Mato Grosso do Sul. “A necessidade de trabalhadores capacitados é muito grande, principalmente aqui em Dourados, que hoje é o centro de uma região que concentra 60% do setor sucroalcooleiro do Estado, fixando-se como pólo na área de tecnologia”, disse.

MICRODESTILARIA

Durante cerimônia realizada na segunda-feira no Sesi de Dourados, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, entregou ao Cetec/Senai uma microdestilaria didática de etanol para atender a demanda de formação de profissionais do setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul. “Estamos buscando fomentar as potencialidades de cada região e, no caso de Dourados, o destaque vai para o setor sucroenergético. Por isso, entregamos essa planta didática para facilitar na formação de trabalhadores”, disse.

Sérgio Longen acrescenta que o Sistema Fiems precisa construir ações que consolidem as indústrias que estão instaladas no Estado e também para atrair aquelas que têm interesse de vir para Mato Grosso do Sul. “O município de Dourados passa por um momento muito importante e por isso precisamos unir esforços para que ele se desenvolva no ritmo do resto do Estado”, destacou, informando que a microdestilaria didática de etanol reproduz, em escala duas mil vezes menor que uma usina normal, todo o processo industrial de processamento e destilaria de etanol.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho