Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 22 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Usina de Iguatemi está funcionando em caráter experimental

28 Nov 2006 - 15h14
A DCOIL (Destilaria Centro Oeste Iguatemi LTDA.), localizada ao norte do município de Iguatemi, já está produzindo álcool em caráter experimental. Enquanto aguarda licença ambiental para iniciar suas atividades comerciais, a empresa produz cerca de 150 mil litros de álcool por dia. Em recente visita ao local, o prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma (PDT) pôde verificar o funcionamento da usina. Ele foi recebido pelo proprietário, Nelson Donadel, que o acompanhou em todos os setores de produção como moagem da cana, destilação, testes de laboratório, entre outros.
O prefeito ouviu do empresário que a meta para 2007 é de vinte e cinco milhões de litros de álcool, devendo chegar a quarenta e cinco milhões em 2008. Com isto, a usina estará gerando emprego para mil funcionários distribuídos na indústria e outros ligados ao setor da agricultura, como plantio, manutenção e corte dos canaviais.

A indústria já possui uma área de cinco mil e quinhentos hectares plantada de cana-de-açúcar, devendo chegar a oito mil hectares nos próximos dois anos.
Além disso, está em estudo a execução de um projeto para aproveitamento do bagaço – parte que sobra da cana depois de passar pela extração – na co-geração de energia elétrica que será utilizada pela própria usina e que não polui o meio ambiente. O bagaço também pode ser utilizado como volumoso na alimentação de bovinos e ainda poderá se transformar em painéis aglomerados que são utilizados na montagem de móveis.

Após a visita à usina, o prefeito voltou otimista porque sabe que, a partir do momento que começar a funcionar, aumentará a oferta mão-de-obra, além do que o município aumentará sua cota de produção que redundará no aumento de arrecadação de ICMS. Ele disse que ficou encantado com o espírito empreendedor de Nelson Donadel, que acreditou no projeto e investiu em sua execução. “Ele é um homem de visão que trouxe este presente para Iguatemi e exemplo de garra para outros investidores”, afirmou o prefeito.

OUTRA USINA

O prefeito Lídio Ledesma adiantou que já está definida a instalação de mais uma usina de álcool no município para cuja efetivação faltam apenas os acertos finais. Essa usina deverá ser instalada na região da fazenda Ouro Fino, a 40 quilômetros da sede do município.
 
 
Portal do MS

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro