Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 12 de junho de 2021
Busca
Brasil

Usina causa surto da mosca do estábulo em rebanho de MS

11 Nov 2009 - 16h58Por Campo Grande News
Além da geração de empregos e desenvolvimento econômico, a chegada das usinas de cana-de-açúcar trouxe uma nova preocupação para os pecuaristas de Mato Grosso do Sul. O empreendimento causou, neste semestre, o surto da mosca do estábulo no rebanho bovino dos municípios da região sul, principalmente, de Angélica.

Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, João Batista Catto, a praga vem sendo considerada mais agressiva do que a mosca do chifre. Além de ser resistente aos inseticidas existentes, o inseto causa mais estresse nos bovinos, porque tem a picada mais dolorida.

Além de sugar o sangue, a mosca causa o agrupamento do rebanho bovino. O boi acaba ficando sem pastar, apesar da abundância de pastagem, e perdendo peso. O deputado estadual Ary Rigo (PSDB) contou que em Dourados, na sua fazenda, o gado tem perdido meio quilo por dia em função do ataque da mosca do estábulo nas patas e nos ventres dos animais.

Proliferação – Segundo Catto, a mosca do estábulo é natural em regiões tropicais e subtropicais. O ataque é comum em animais confinados, como eqüinos, suínos e gado leiteiro.

Com o recorde de chuvas registrado no Estado desde julho deste ano, aliado a transformação da palha da cana em composição química e do vinhoto, o inseto se proliferou num raio de 11 quilômetros no entorno das usinas de açúcar e álcool. O surto foi constatado em Angélica, mas já existem notícias do ataque em Dourados e Maracaju.

Segundo a Embrapa, é a primeira vez que está sendo registrado o ataque da mosca do estábulo no gado de corte e na criação extensiva. Apesar da Embrapa não confirmar, produtores já relatam que bois e vacas estão morrendo em decorrência do ataque do inseto.

Ajuda – Na manhã de hoje, pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, representantes da Iagro (Agência de Defesa de Sanidade Animal) e produtores rurais realizaram a primeira reunião para discutir meios de se combater à mosca do estábulo.

Na Assembléia, o presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária, Márcio Fernandes (PTdoB) anunciou que encaminhou pedido de providências ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“A alternativa é minimizar a multiplicação. As usinas devem adotar medidas profiláticas e evitar o despejo do vinhoto de uma só vez, o que tem provocado a formação de pequenos lagos onde a mosca se prolifera", explicou o deputado.

Homem – O consultor do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Matheus Silva Vieira, alertou para a adoção de medidas urgentes para combater a mosca. Ele explicou que, como o inseto é hematófago, ele poderá transmitir doenças dos animais, no caso a brucelose, para os seres humanos.

No momento, ele considera a situação sob controle, já que a mosca poderá transmitir doenças entre os animais, como eqüinos, bovinos e suínos. De acordo com Vieira, a solução é dar o tratamento adequado aos resíduos líquidos das usinas de álcool. “Se não for dado tratamento correto aos resíduos, pode se tornar questão de saúde pública”, alertou o médico veterinário que vem acompanhando o surto no Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta