Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Uruguai e Argentina decidem hoje vaga na Copa de 2010

14 Out 2009 - 15h33Por Globo Esporte

É curioso como alguns jogos nem precisam começar para já virar uma página da história do futebol. Na prática, Uruguai e Argentina farão história nesta quarta-feira com qualquer placar. Seja qual for o resultado no estádio Centenário, a partir das 19h (de Brasília), a partida será eternizada. Pode até ser um 0 a 0 sem chances de gol. Pouco importa, porque a presença de dois gigantes em busca de vaga para a Copa do Mundo transcende a frieza do marcador.

Uruguai ou Argentina: um deles vai para o Mundial. O outro estará na repescagem ou, pior ainda, não viajará à África do Sul. Vale muito. Vale quatro anos de esperança de dois povos enlouquecidos pelo futebol.

Uma enorme dose de dramaticidade envolveu uruguaios e argentinos já na rodada anterior. Ambos venceram por 2 a 1, ambos com um gol no último minuto. No Uruguai, a descrença virou esperança quando a equipe treinada pelo “Maestro” Tabárez conquistou uma inesperada vitória sobre o Equador em Quito. Na Argentina, a desconfiança só aumentou depois de a equipe de Diego Armando Maradona padecer para bater, em casa, o lanterna das eliminatórias.

 Lugano, ídolo são-paulino, terá a missão de parar Messi, contestado por suas atuações abaixo da média
A Argentina tem situação matemática mais confortável. Ela entra na última rodada como dona da quarta vaga. Assim, estará na Copa se vencer o Uruguai. O empate também serve. Com a igualdade, os “hermanos” só não irão diretamente ao Mundial se o Equador fizer seis gols de diferença sobre o Chile no Equador. Quase impossível. Caso acontecesse o milagre, a Argentina, com o empate, iria para a repescagem, diante de Costa Rica ou Honduras. O problema para a turma de Maradona é uma derrota em Montevidéu. Aí restará torcer para que o Equador não vença o Chile e se contentar com a repescagem. Triunfo equatoriano e derrota argentina tiram o país bicampeão mundial da Copa.

O Uruguai, com vitória, vai para a África do Sul. Com empate ou derrota, terá a repescagem, e desde que o Equador não vença o Chile.

Vitória no sábado veio com peixinho de Maradona: classificação não é garantia de permanência Maradona, uma espécie de deus para os argentinos, é o centro da descrença que tomou conta do país com o péssimo rendimento da seleção. Existe a chance de ele deixar o cargo de treinador depois do jogo desta quarta-feira, com ou sem classificação. As críticas também são fortes a Lionel Messi, craque no Barcelona, mas que com a Argentina não tem o mesmo rendimento.

Desde a vitória sobre o Peru, a Argentina treinou com portões fechados em Ezeiza. A viagem a Montevidéu ficou para a noite de terça-feira, com o objetivo de apenas dormir na capital uruguaia e ir para o jogo. Para garantir classificação na Copa, o craque eterno dos “hermanos” promove mudanças na equipe da última rodada. Entram Otamendi, Demichelis e Verón, saem Insúa, Enzo Pérez e Aimar.

Palermo, herói da vitória sobre o Peru, fez Maradona chorar feito criança no momento em que marcou o gol da vitória no sábado. Mas não convenceu o chefe a escalá-lo. O maior goleador da história do Boca Juniors deve seguir no banco, com Higuaín ao lado de Messi no ataque.

A expectativa é de que 4 mil argentinos estejam no Centenário. Montevidéu está no aguardo dos visitantes, que devem pintar na cidade de carro, ônibus, avião e buquebus, uma espécie de barco que faz o trajeto entre os dois países vizinhos.

Montevidéu viveu uma semana diferente. Em meio ao clima político da disputa pela presidência do país, o futebol ganhou uma força que parecia esquecida depois da vitória sobre o Equador fora de casa. Nas ruas da capital do Uruguai, cresceu uma onda de confiança que fez com que os ingressos fossem consumidos como água pela população, mesmo com preços não muito atrativos. Pelas ruas da cidade, na conversa com taxistas, garçons, atendentes de hotel, um fato palpita: é o jogo da década para a Celeste.

– Quero que todos os uruguaios joguem contra a Argentina. (...) É um clássico, e estas partidas são especiais, porque envolvem dois países que têm uma cultura futebolística que vem quase desde que nasceu o esporte. É por isso que temos que respeitar a Argentina – disse o treinador.

Serão 60 mil pessoas nas arquibancadas do Centenário, lendário estádio criado para a Copa do Mundo de 1930. Curiosamente, o Uruguai bateu a Argentina na decisão do primeiro Mundial, naquele ano. O time celeste para o jogo desta quarta-feira deve ser o mesmo que derrotou o Equador, com Lugano, ídolo do São Paulo, na zaga e “El Loco” Abreu, ex-Grêmio, no ataque.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon