Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

UFGD- SEMED fazem lançamento oficial e Escola Municipal de Teatro

26 Out 2009 - 07h38Por Fátima News, com Assessoria

Nos dias 27 e 28 de outubro, no teatro Municipal de Dourados acontecerá o lançamento oficial do Projeto Teatro –Porã: Escola Municipal de Teatro. Teatro-porã é um projeto de Extensão do Curso de Artes Cênicas da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras ( FACALE-UFGD) em parceria com a SEMED- Secretaria Municipal de Educação. O Projeto começou à dois meses e atende 08 escolas da Rede Municipal de Dourados: Efantina, Clori, Iria, Weimar, Etalívio Penzo, Maria da Conceição Angélica e Joaquim Murtinho.

 

O projeto objetiva o oferecimento de oficinas de teatro para alunos da Rede Municipal de Ensino da cidade de Dourados. São oficinas ministradas por alunos do Curso de Artes Cênicas da UFGD. Estão envolvidos no Projeto onze alunos, bolsistas, que são instrumentalizados para esse fim em um curso-oficina permanente que acontece semanalmente. As oficinas nas escolas acontecem três vezes por semana para turmas de idades que variam de 08 a 15 anos.  O Teatro-porã pretendia  atingir um público alvo  inicial de 150 crianças e superou as expectativas pois está atendendo uma média de 380 crianças, afirma a Secretária Municipal de Ensino de Dourados.

 

TEATRO-PORÃ, surgiu como iniciativa do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados e tem como metas desenvolver atividades educativas, lúdicas e culturais, com crianças, jovens e adultos das comunidades carentes do Município de Dourados, Mato Grosso do Sul. O objetivo principal é o de desenvolver princípios básicos da arte de atuar, sensibilização e preparação do corpo e da voz, desenvolvimento da expressividade geral dos estudantes da Rede Municipal de Ensino da cidade de Dourados. O Projeto visa o desenvolvimento de jogos teatrais, que proporcionarão a integração deste público com si mesmo e com a comunidade na qual se insere, multiplicando suas experiências de linguagens, podendo, assim, reproduzir seu mundo e ou transformá-lo de forma criativa. Consiste, ainda, na implantação de uma Escola Municipal de Teatro denominada "TEATRO-PORÃ", num convênio com a Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da SEMED.

 

No dia 27, será o lançamento oficial  e as crianças do projeto assistirão a  estréia da peça Aonde vai palhaço , vai bruxa, vai flor, desenvolvida pelos bolsistas do projeto. O texto e a direção são de autoria da Coordenadora do Projeto, a Dra Gicelma Chacarosqui e no elenco estão Jenifer, Joyce Matoso, Graciely e Fernando Freitas. A sonoplastia  de Ana , Anderson e Gicelma, a Maquiagem de Luis Gustavo, e Lantieri Muniz,e  a luz de Ricardo Rigotti e os adereço de Elza Machado. Aristeo e Evellyn,  serão os mestres de cerimônias, dos dois dias de atividades  no Teatro Municipal.Todos são alunos do curso de Artes Cênicas da UFGD e bolsistas do Teatro-porã. O Trabalho, desses dois dias no Teatro Municipal, é para mostrar para os alunos que freqüentam as aulas que teatro é uma arte de conjunto e  quando se trabalha em equipe tudo fica mais fácil, afirma  Cristiane Parré, Coordenadora do Curso de Artes Cênicas da UFGD.

 

Segundo a idealizadora e Coordenadora do Teatro-porã, Dra Gicelma Chacarosqui, no dia 28 as crianças que freqüentam o projeto apresentarão trabalhos desenvolvidos nestes dois meses de aulas, trabalhos iniciais de expressão e conhecimento corporal. Para Chacarosqui o grande ganho do projeto é ajudar na formação de atores sociais. A diretora da FACALE/UFGD Célia Regina Delácio Fernandes  acredita que  projeto Teatro Porã, ao desenvolver oficinas de teatro para alunos da Rede Municipal de Ensino da cidade de Dourados, possibilita a integração do estudante consigo mesmo e com o mundo à sua volta. A proposta pretende promover a sensibilização e a desinibição dos participantes entre outros benefícios, porque aprendem a improvisar; desenvolvem a oralidade, a expressão corporal, o pensamento reflexivo e a criatividade por meio dos exercícios vocais e corporais, criações de cena e personagens etc. Segundo ainda Céliamo projeto qualifica o graduando em Artes Cênicas para interagir com a comunidade externa e multiplicar suas experiências de linguagens. Por tudo isso, a iniciativa Teatro Porã é muito bem-vinda!

 

Leia Também

ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso