Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

UFGD oferece 650 vagas para 15 cursos no vestibular de verão

11 Nov 2006 - 07h45
Foi aberto ontem o período de inscrições para o vestibular de verão 2007 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). No total, serão oferecidas 650 novas vagas divididas em 15 cursos.
Este será o segundo processo seletivo da história da universidade. O primeiro aconteceu em 03 de setembro deste ano e selecionou 260 alunos para os sete novos cursos da instituição, que são os cursos de engenharia de alimentos, engenharia de produção, zootecnia, química, gestão ambiental, ciências sociais e licenciatura indígena.
As pessoas interessadas em concorrer a uma das vagas, poderão retirar o manual do candidato no portal eletrônico www.ufgd.edu.br/vestibular. As inscrições poderão ser feitas até o dia 7 de dezembro. A inscrição pode ser feita nas casas lotéricas de todo o país.
As provas serão realizadas no dia 21 de janeiro de 2007, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30, nas unidades da UFGD em Dourados e, simultaneamente, em Campo Grande, em local ainda a ser divulgado.
O vestibular de verão da UFGD selecionará alunos para os cursos de Administração (50 vagas), Agronomia (60), Sistemas de Informação (50), Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura (30 vagas cada), Ciências Contábeis (60), Direito (40), Geografia – Bacharelado (30), Geografia – Licenciatura (40), História – Licenciatura (50), Letras – Licenciatura – Habilitação em Português/Inglês e Habilitação em Português/Literatura (30 vagas cada), Matemática – Licenciatura (50), Medicina (50) e Pedagogia (50).
Para participar, o candidato deverá pagar a taxa de inscrição de R$ 80 nas casas lotéricas e remeter a documentação comprovando a condição de inscrito para à Coordenadoria do Centro de Seleção da UFGD, localizada na rua Ciro Melo, nº 2.185 – Dourados-MS, (CEP 79805-031) até o dia 9 de dezembro, por AR ou Sedex.
Para efetuar a inscrição, o candidato deverá apresentar cópia do documento de identidade (frente e verso, lado a lado); uma foto 5x7cm, frontal e com data de 2006 ou 2005 (não será aceita foto 3x4cm e nem foto reproduzida com o uso de scanner ou meios eletrônicos similares); fotocópia do CPF do próprio do candidato; comprovante do recolhimento da Taxa de Inscrição ou termo de isenção; e o preenchimento do formulário do perfil socioeconômico do candidato.
MEDICINA
Apesar da contra-indicação do CNE (Conselho Nacional de Educação), o vestibular de verão da UFGD abre 50 novas vagas para o curso de medicina. A instituição conseguiu autorização do ministro da Educação, Fernando Haddad, para a realização de novos processos seletivos para o curso.
A suspensão do vestibular de medicina para a UFGD foi aprovada no dia 5 de abril pelo CNE, que reconheceu o curso pelo período de um ano. Entretanto, o curso continua enfrentando problemas, principalmente, com relação ao estágio prático supervisionado, conhecido como internato, para os acadêmicos do 6° ano do curso.
Assim como acontece com os acadêmicos que estão concluindo os estudos neste ano, os alunos do 5° ano do curso terão que ser encaminhados em 2007 para Campo Grande ou até mesmo para outros Estados para fazerem o internato, já que o quadro docente do curso ainda é insuficiente para a realização do processo no HU (Hospital Universitário) em Dourados.
No entanto, a universidade encontra dificuldades para conseguir vagas para os 48 alunos em hospitais e instituições de outras localidades. A indefinição fez os alunos do 5° ano suspender todas as atividades do curso até que se defina os locais onde todos farão o internato.
A não realização do internato a partir de 2007, em Dourados, pode trazer risco ao reconhecimento definitivo do curso de medicina da UFGD, já que uma das condições impostas pelo CNE para conceder o reconhecimento provisório do curso é que o regime de internato deva ser cumprido dentro da unidade federativa onde funciona o curso. No entanto, até o momento, já está confirmado a ida de pelo menos nove alunos para hospitais de outros Estados, sendo seis em Uberlândia (MG) e três em Porto Alegre.
Segundo o reitor da UFGD, Damião Duque de Farias, para que não haja problemas quanto ao reconhecimento definitivo do curso, a instituição argumentará ao CNE que a grande maioria dos acadêmicos farão o internato no Estado. “Teremos que nos justificar, no entanto, não acredito que isto possa prejudicar a reconhecimento do curso”.
 
 
Diário MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS