Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Vestibular 2014

UFGD oferece 2.215 vagas para o Vestibular deste ano

A prova está marcada para o dia 8 de dezembro deste ano

10 Set 2013 - 10h51Por Assessoria

O Processo Seletivo Vestibular 2014 da UFGD vai oferecer 1915 vagas para 33 cursos presenciais e 300 vagas para dois cursos a distância, entre eles as novas graduações em Física e engenharias Civil, Mecânica, de Aquicultura e da Computação. São 800 vagas a mais que no último ano.

A prova está marcada para o dia 8 de dezembro deste ano e as inscrições podem ser feitas pelo site www.ufgd.edu.br/vestibulares.

É importante ficar atento, pois o período de inscrição vai de 9 de setembro a 18 de outubro de 2013. Quem precisar pedir a isenção do pagamento da taxa tem de 9 a 20 de setembro para fazer a solicitação.

Como vem acontecendo nos últimos anos, a UFGD fez convênio com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), e todos os alunos que estão no terceiro ano do Ensino Médio ou do ensino supletivo estadual, além daqueles matriculados no cursinho pré-vestibular estadual, não vão pagar a taxa de inscrição no vestibular.

Além dos cursos recém-criados, haverá uma nova turma para a graduação em Química, agora no período noturno. E também houve alteração no curso de Matemática, que terá turmas nos períodos matutino e noturno.

A taxa de inscrição, tanto para os cursos presenciais como para os da Educação a Distância (EaD) é de R$ 60,00 (sessenta reais). As provas serão realizadas simultaneamente nas cidades de Amambai, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas, Bela Vista, Costa Rica, Camapuã, Porto Murtinho e São Gabriel do Oeste.

 EaD

A UFGD fará no mesmo dia do vestibular para os cursos presenciais a prova para Bacharelado em Administração e para a nova Licenciatura em Física pela EaD. A modalidade, que será ofertada a distância, tem aulas pela internet e encontros presenciais ocasionais nos polos em que forem ofertadas as graduações.

Para o curso de Física EaD estão disponibilizadas 40 vagas a cada polo – Bela Vista, Costa Rica, Camapuã, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste – totalizando 200 vagas. Para o Bacharelado em Administração EaD a UFGD oferece 100 vagas, sendo metade em Costa Rica e o restante em Porto Murtinho.

Obras Literárias

Outro ponto importante é a lista de obras literárias que farão parte das provas. São elas: O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues; Laços de família, de Clarice Lispector; Estórias abensonhadas, de Mia Couto; Menino de engenho, de José Lins do Rego e Ficções de interlúdio, de Fernando Pessoa. Além dos livros, será tema do vestibular o filme Terra vermelha, de Marcos Bechis.

Segundo as informações do Centro de Seleção da UFGD, os livros foram escolhidos de acordo com critérios de qualidade literária. Cada obra é de um gênero literário (tem teatro, poesia, conto, romance). Além disso, os livros abordam temas regionais e de gênero. Na seleção de obras, buscou-se incluir autores estrangeiros de língua portuguesa, como o moçambicano Mia Couto e o português Fernando Pessoa. Outro cuidado foi o de escolher livros que tenham sido editados recentemente.

Cotas

Das vagas oferecidas no Processo Seletivo Vestibular, 50% é reservada para candidatos que cursaram todos os anos do ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012.

Metade dessas vagas reservadas é destinada aos candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita.

As vagas reservadas serão distribuídas de acordo com o percentual correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas na população do Mato Grosso do Sul, apurado segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo 2,94% para indígenas, 44,13% para pardos e 4,88% para pretos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos