Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

UFGD inaugura Ponto de Leitura hoje no HU

8 Out 2009 - 08h43Por Fátima News, com Assessoria

O Ponto de Cultura Todas as Idades inaugura às 10h de hoje (8 de outubro) o Ponto de Leitura “Guimarães Rosa”, no Solário Interno do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU/UFGD). O novo Ponto desenvolverá atividades de leitura no Hospital, em dois encontros por semana.

No início das atividades do Ponto de Leitura “Guimarães Rosa”, a professora de Leitura, Maria Helena Beluque, desenvolverá com os pacientes internos, leitura e “contação” de histórias dos livros que estarão no Hospital, disponibilizados pelo Ponto de Cultura Todas as Idades.

O “Todas as Idades” é projeto realizado pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), IDAC (Instituto pelo Desenvolvimento da Arte e da Cultura de Dourados) e SEMED (Secretaria Municipal de Educação), com patrocínio da Cultura Viva/Ministério da Cultura

A pretensão do Ponto de Cultura Todas as Idades e do HU/UFGD é de organizar, nos próximos meses, a formação de uma equipe de voluntários que queiram participar do projeto do Ponto Guimarães Rosa.

Os voluntários participarão de uma oficina de humanização, ministrada pelo HU e de um curso sobre como usar as artes no Hospital. Com essa ação, um pouco do trabalho de humanização será resgatado no Hospital Universitário, que contou esse ano apenas com o Projeto Bem-me-quer (Acadêmicos de Medicina da UFGD) e o Acolhimento aos Povos Indígenas, executado pelo enfermeiro Silvio (intérprete indígena) através da parceria com a FUNASA.

 

PONTO DE LEITURA GUIMARÃES ROSA

O objetivo do Ponto é integrar o processo de humanização do HU/UFGD, com o intuito de minimizar os sofrimentos dos pacientes e dos familiares com momentos agradáveis que ocupem o tempo ocioso. A prioridade é fazer o bem ao doente internado.

Para os organizadores do Ponto de Leitura no HU, como Guimarães Rosa, médico que curou os doentes da alma com suas obras literárias, a leitura e as artes servirão de tratamento a todos que se encontram no hospital, não somente mudando as pessoas para a apreciação da leitura, mas também funcionando com um recurso para passar o tempo, despertar os horizontes da imaginação e firmar a esperança nos corações.

Leia Também

ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso