Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 22 de junho de 2021
Busca
Brasil

UFGD inaugura Ponto de Leitura hoje no HU

8 Out 2009 - 08h43Por Fátima News, com Assessoria

O Ponto de Cultura Todas as Idades inaugura às 10h de hoje (8 de outubro) o Ponto de Leitura “Guimarães Rosa”, no Solário Interno do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU/UFGD). O novo Ponto desenvolverá atividades de leitura no Hospital, em dois encontros por semana.

No início das atividades do Ponto de Leitura “Guimarães Rosa”, a professora de Leitura, Maria Helena Beluque, desenvolverá com os pacientes internos, leitura e “contação” de histórias dos livros que estarão no Hospital, disponibilizados pelo Ponto de Cultura Todas as Idades.

O “Todas as Idades” é projeto realizado pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), IDAC (Instituto pelo Desenvolvimento da Arte e da Cultura de Dourados) e SEMED (Secretaria Municipal de Educação), com patrocínio da Cultura Viva/Ministério da Cultura

A pretensão do Ponto de Cultura Todas as Idades e do HU/UFGD é de organizar, nos próximos meses, a formação de uma equipe de voluntários que queiram participar do projeto do Ponto Guimarães Rosa.

Os voluntários participarão de uma oficina de humanização, ministrada pelo HU e de um curso sobre como usar as artes no Hospital. Com essa ação, um pouco do trabalho de humanização será resgatado no Hospital Universitário, que contou esse ano apenas com o Projeto Bem-me-quer (Acadêmicos de Medicina da UFGD) e o Acolhimento aos Povos Indígenas, executado pelo enfermeiro Silvio (intérprete indígena) através da parceria com a FUNASA.

 

PONTO DE LEITURA GUIMARÃES ROSA

O objetivo do Ponto é integrar o processo de humanização do HU/UFGD, com o intuito de minimizar os sofrimentos dos pacientes e dos familiares com momentos agradáveis que ocupem o tempo ocioso. A prioridade é fazer o bem ao doente internado.

Para os organizadores do Ponto de Leitura no HU, como Guimarães Rosa, médico que curou os doentes da alma com suas obras literárias, a leitura e as artes servirão de tratamento a todos que se encontram no hospital, não somente mudando as pessoas para a apreciação da leitura, mas também funcionando com um recurso para passar o tempo, despertar os horizontes da imaginação e firmar a esperança nos corações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JOGOS ONLINE
Expectativas para legalização de jogos de azar movimenta mercado internacional
Policial
Criança de 6 anos sofre trauma de crânio após cair de atração no Beto Carrero World
DOSE ÚNICA
Avião com 1,5 milhão de doses da Janssen chega amanhã, diz ministro
REAÇÃO CERTEIRA
Mulher flagra filha sofrendo estupro e esfaqueia pedófilo
VIOLENCIA DOMESTICA
Menina de 12 anos furta bisavô e leva 10 chibatadas da mãe por ordem do CV
MILIONÁRIO
Aposta única fatura prêmio de R$ 7 milhões da Mega-Sena
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em março
LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai