Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
UFGD

UFGD estuda efeito dos visitantes nos insetos do Rio Formoso em Bonito

5 Fev 2010 - 08h52Por ACS / Assessoria de Comunicação Social da UFGD

O Boticário financia pesquisa da UFGD para avaliar o potencial uso de invertebrados aquáticos como indicadores no biomonitoramento da visitação pública em Bonito

 

 

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com apoio da “Fundação o Boticário de Proteção da Natureza”, está avaliando o efeito da visitação pública na comunidade de macroinvertebrados aquáticos (insetos) no Rio Formoso, em Bonito (MS).

 

O estudo começou em julho de 2008 e é realizado por professores da UFGD e da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e acadêmicos do mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade da UFGD.

 

O objetivo é somar esforços a uma série de iniciativas, hoje em desenvolvimento na região, buscando conciliar atividade turística e conservação da biodiversidade, em uma das regiões de maior crescimento de turístico do país.

 

O uso de macroinvertebrados aquáticos em programas de monitoramento ambiental tem crescido em todo o mundo, principalmente devido às respostas previsíveis que este grupo apresenta frente a diferentes tipos de impacto, como por exemplo, a poluição orgânica, desmatamento e metais pesados.

 

Esta pesquisa destaca-se pela tentativa de avaliar de forma experimental o efeito de pisoteio e movimentação de visitantes em ambientes aquáticos. Buscando entender os efeitos destas atividades na comunidade de macroinvertebrados aquáticos e utilização destas informações na elaboração de ferramentas, como protocolo de monitoramento e formação de pessoal, que auxiliem no desenvolvimento de programas de biomonitoramento. 

 

Resultados preliminares indicam que atividade de pisoteio e movimentação de visitantes em sistemas aquáticos na Bacia Hidrográfica do Rio Formoso (Bonito/MS) tem contribuído, não só, para a reestruturação e redução na diversidade biológica de macroinvertebrados aquáticos, mas também na simplificação da beleza cênica de locais onde ocorre atividade de visitação pública. 

 

O grupo dessa pesquisa é formado pelo Dr. Fabio de Oliveira Roque (coordenador), professor da UFGD e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade; Dr. Paulino Barroso Medina Junior (colaborador) e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); e Msc. Suzana Cunha  Escarpinati  (pesquisadora) e pós-graduanda do Programa de Pós-Graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade, UFGD.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis