Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

UFGD e Exército Brasileiro promovem II Seminário de Geopolítica

21 Out 2009 - 13h38Por Fátima News

Com o tema Segurança e Integração: Brasil e América do Sul será aberto nesta quarta-feira (21), às 19h, no anfiteatro da UFGD, Unidade I, o II Seminário de Geopolítica realizado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), através da Faculdade de Direito (Fadir), e a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

O evento vai até o dia 23 de outubro e será composto por três mesas redondas com os seguintes sub-temas: União das Nações Sulamericanas – UNASUL; Conselho de Defesa Sulamericano e Integração no Mercosul: Avanços e Retrocessos.

A Mesa I, que será no anfiteatro da UFGD, Unidade I, terá como convidados o professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o professor doutor Tito Carlos Machado de Oliveira e o General Luiz Felipe Kraemer Carbonell, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados/MS. O moderador da mesa será o professor doutor Alfa Diallo, da Faculdade de Direito da UFGD.

Já a Mesa Redonda II, que será no auditório da Faculdade de Ciência Agrárias, na Unidade II, será composta pelo Coordenador do Curso de Relações Internacionais da UFGD, professor César Augusto Silva e pelo Comandante Raposo, da Marinha do Brasil/ECEME (Centro de Estudos Estratégicos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército). Essa mesa terá como moderador o professor doutor Rafael Salatini, da Faculdade de Direito da UFGD.

Para a terceira Mesa Redonda, que acontecerá também no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias, na Unidade II, os palestrantes serão o professor Luciano Moraes Melo, Coordenador do Curso de Relações Internacionais das Faculdades Anhanguera, o Coronel Roberto Martins, comandante do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizada de Amambai(MS), e o professor doutor Mário Cezar Tompes da Silva. O moderador será o professor Antônio Graça Neto (Faculdade de Direito da UFGD).

O II Seminário surgiu do interesse em aproximar as experiências entre a academia, a diplomacia e as forças armadas,  no que diz respeito às questões de fronteiras, segurança e direitos humanos. O primeiro evento ocorreu em 2006 e, após a criação do curso de Relações Internacionais na UFGD em 2009, foi percebida a necessidade de se dar prosseguimento à discussão, através de um segundo encontro.

Os temas escolhidos foram construídos a partir de alguns elementos constitutivos da região e das especificidades da universidade e curso de Relações Internacionais, além do papel desempenhado pelo Exército nas fronteiras. O evento será apresentado em formato de mesas redondas e, ao final, o público presente poderá participar através de perguntas por escrito.

Mais informações pelo telefone: 3411-3673 ou pelo e-mail geopolítica@ufgd.edu.br

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS