Menu
SADER_FULL
sábado, 25 de setembro de 2021
Busca
UFGD

UFGD é a terceira do país a traduzir a prova do Vestibular em Libras

18 Jan 2010 - 06h30Por ACS / Assessoria de Comunicação Social da UFGD

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) é a terceira universidade do país a traduzir a prova do Vestibular para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), no formato vídeo. Todos os candidatos surdos tiveram acesso ao filme individualmente, contendo as orientações do processo seletivo e todas as questões das provas traduzidas.

O material foi produzido pelo Centro de Seleção da UFGD e pelas professoras da área Luciene Vieira e Raquel Quiles, ambas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e Janete Nantes e Marilda Bruno, essas da própria instituição. Elas se reuniram para a elaboração e produção do filme que depois ficará disponível no site da UFGD.

A professora Luciene Vieira, que detém a Libras como língua materna, fez toda a revisão da prova. E o filme contou ainda com o apoio técnico dos servidores Alan e Rômulo Junior.

Seis candidatos surdos fizeram a prova em sala especial, disposta de um computador para cada aluno que serviu de exibição do filme. Além disso, uma fiscal intérprete acompanhou a realização da prova desses vestibulandos que assistiram ao vídeo e responderam suas questões no caderno de respostas.

Segundo a coordenadora do Centro de Seleção da UFGD, professora Giselle Real, este ano a UFGD inovou fazendo com que os candidatos ganhassem em tempo. “Além disso, a universidade é pólo da região Centro Oeste no oferecimento do curso de Letras com habilitação em Libras, então era necessário inovar”, enfatizou.

Outros 23 portadores de necessidades, entre eles deficientes visuais e físicos, e pessoas em situações especiais, como lactantes e disléxicos, fizeram o Vestibular 2010 da UFGD. Eles foram ensalados na Unidade 1 (antigo Ceud) e fiscalizados por colaboradores médicos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada