O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) produziu mais de 54 milhões de folhetos para serem usados como cola para os eleitores anotarem os números de seus candidatos.
O material será distribuído para todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país.
O número é recorde, e, para chegar a esse total, o TSE procurou, durante o ano de 2009, fazer uma projeção do número de eleitores em 2010.
O TSE espera cobrir a metade do eleitorado de cada estado. As "colinhas" vão estar disponíveis nos cartórios eleitorais das cidades de todo o país.
No site do TSE, é possível encontrar um simulador da cola que pode ser impresso já preenchido.
O principal objetivo da campanha é evitar as filas, que são um tormento para quem espera e uma preocupação para o TSE.
Na eleição de 2002, por exemplo, filas tomavam quarteirões na Zona Leste de São Paulo.
No primeiro turno desta eleição, cada eleitor vai escolher seis candidatos. São muitos números, o que aumenta a chance de o eleitor esquecer alguns hora de votar.
A campanha que incentiva a cola e mostra o passo a passo do voto também está presente em cartazes afixados dentro de ônibus.
O secretário de informática do TRE do Rio de Janeiro, André Luis Corrêa de Araújo, acha que tem mais um motivo para incentivar a cola.
“São mais de 25 toques na urna eletrônica. Se o eleitor errar, terá que voltar para o início da votação.
Quem levar todos os números anotados não vai se atrapalhar e também vai votar mais rápido, o que acaba evitando as filas”, lembra Corrêa de Araújo
Leia Também

Projeto cria programa para auxiliar professores na compra de casa própria

Um em cada três brasileiros foi vítima de fraude com cartão de crédito

Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal

Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van

Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil

Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista

Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos

Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos

Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
