Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 13 de maio de 2021
Busca
Brasil

Tremor e tsunami matam ao menos 23 pessoas na Indonésia

26 Out 2010 - 08h46Por UOL

Pelo menos 23 pessoas morreram e 167 são consideradas desaparecidas após um forte terremoto de magnitude 7,7 que afetou a costa oeste da Indonésia na segunda-feira, provocando ondas gigantes em várias ilhas, anunciou o serviço de emergências do país.

O sismo abalou uma região situada a 78 quilômetros a oeste de Pagai do Sul, nas Ilhas Mentawai, e destruiu a maioria das edificações no vilarejo costeiro de Betu Monga, disse Hardimansyah, um alto funcionário da regional do Departamento de Pesca.

"Dos 200 moradores do vilarejo, somente 40 foram encontrados. Ainda há 160 desaparecidos, na maioria mulheres e crianças", disse ele à Reuters, por telefone.

"O setor de segurança daqui ouviu pessoas dizendo que não puderam segurar seus filhos, que eles foram arrastados. Uma porção de gente chorando."

Hardimansyah disse que em Malakopa, um outro vilarejo próximo, foi confirmada pelo menos uma morte e duas pessoas estão desaparecidas. Ele afirmou que 80% das casas na área foram danificadas e há poucas reservas de alimentos.

O terremoto ocorreu ontem à noite nas ilhas Mentawai, a cerca de 33 quilômetros de profundidade, e seu epicentro se localizou 149 quilômetros ao sul de Padang, em Sumatra, e 634 quilômetros ao sudoeste de Cingapura.

Os serviços de emergência indicaram que mais de 150 lares foram destruídos e pelo menos 2.000 pessoas tiveram de ser hospedadas em abrigos temporários.

Várias réplicas de magnitude de até 6,1 e 6,2 foram registradas durante a madrugada, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica no mundo todo.

Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 atingiu a ilha de Sumatra, provocando o devastador tsunami e levando à destruição de localidades em vários países banhados pelo Oceano Índico, com um resultado de mais de 226 mil mortos.

Há um ano, a cidade de Padang sofreu um terremoto de magnitude 7,6, que matou pelo menos 700 pessoas e danificou 180 mil casas.

A Indonésia fica no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7.000 tremores por ano. A maioria deles tem pouca potência e passa despercebida pela população.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada