Pelo menos 23 pessoas morreram e 167 são consideradas desaparecidas após um forte terremoto de magnitude 7,7 que afetou a costa oeste da Indonésia na segunda-feira, provocando ondas gigantes em várias ilhas, anunciou o serviço de emergências do país.
O sismo abalou uma região situada a 78 quilômetros a oeste de Pagai do Sul, nas Ilhas Mentawai, e destruiu a maioria das edificações no vilarejo costeiro de Betu Monga, disse Hardimansyah, um alto funcionário da regional do Departamento de Pesca.
"Dos 200 moradores do vilarejo, somente 40 foram encontrados. Ainda há 160 desaparecidos, na maioria mulheres e crianças", disse ele à Reuters, por telefone.
"O setor de segurança daqui ouviu pessoas dizendo que não puderam segurar seus filhos, que eles foram arrastados. Uma porção de gente chorando."
Hardimansyah disse que em Malakopa, um outro vilarejo próximo, foi confirmada pelo menos uma morte e duas pessoas estão desaparecidas. Ele afirmou que 80% das casas na área foram danificadas e há poucas reservas de alimentos.
O terremoto ocorreu ontem à noite nas ilhas Mentawai, a cerca de 33 quilômetros de profundidade, e seu epicentro se localizou 149 quilômetros ao sul de Padang, em Sumatra, e 634 quilômetros ao sudoeste de Cingapura.
Os serviços de emergência indicaram que mais de 150 lares foram destruídos e pelo menos 2.000 pessoas tiveram de ser hospedadas em abrigos temporários.
Várias réplicas de magnitude de até 6,1 e 6,2 foram registradas durante a madrugada, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica no mundo todo.
Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 atingiu a ilha de Sumatra, provocando o devastador tsunami e levando à destruição de localidades em vários países banhados pelo Oceano Índico, com um resultado de mais de 226 mil mortos.
Há um ano, a cidade de Padang sofreu um terremoto de magnitude 7,6, que matou pelo menos 700 pessoas e danificou 180 mil casas.
A Indonésia fica no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7.000 tremores por ano. A maioria deles tem pouca potência e passa despercebida pela população.
Leia Também

Governador participa da posse de Alexandre e reafirma importância do Estado Democrático de Direito

Gilberto Barros é condenado a dois anos de prisão por homofobia

Brasileiro com oito esposas tem casa pichada: 'Família do demônio'

Divulgada a lista provisória dos selecionados para participação na Feira do Artesanato em Fortaleza

Projeto cria programa para auxiliar professores na compra de casa própria

Um em cada três brasileiros foi vítima de fraude com cartão de crédito

Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal

Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van

Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
