Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 20 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
ASSEMBLEIA

TRE deve decidir que vaga de Marun é da coligação, revela André

RINALDO É DEPUTADO

22 Fev 2011 - 16h00Por Willams Araújo

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul deve decidir que a vaga do deputado estadual Carlos Marun (PMDB) pertence ao suplente da coligação “Amor, Trabalho e Fé” que reelegeu o governador André Puccinelli (PMDB) nas eleições de outubro de 2010.

Nesse caso, quem deve ocupar a cadeira de Marun, que entrou com pedido de licença nesta terça-feira para assumir a Secretária de Habitação do Estado, é o suplente Professor Rinaldo (PSDB).  

A informação foi antecipada pelo próprio governador após o ato de entrega da licença de instalação da fábrica de fertilizantes da Petrobrás no município de Três Lagoas.

A queda de braço pela vaga na Assembleia Legislativa está sendo travada por Rinaldo e Youssif Domingos (PMDB) alegando interpretações jurídicas distintas em relação a quem cabe a indicação: ao PMDB ou a coligação, no caso o PSDB.

Em entrevista   à imprensa, André Puccinelli disse ter conhecimento de que o TRE, em resposta a consulta formulada pela Assembleia, sinalizou que o suplente a ser empossado é o tucano Rinaldo.

Pelo menos aparentemente, o governador demonstrou indiferença em relação ao substituto de Marun.

“Eu sei que o TRE, em resposta à Assembleia, disse que o suplente a ser chamado é o Professor Rinaldo. O PMDB, como partido, não vai brigar entre dois irmãos, se questionamentos houver, irão ocorrer por parte do ex-deputado Youssif Domingos, mas os dois são nossos companheiros, irmãos, fraternos filhos”, pregou.

Independente de quem seja o substituto, a base aliada do governador na Assembleia não sofrerá alterações, mesmo o PMDB perdendo uma vaga para o aliado PSDB.

Nesse caso, o PMDB ficaria com cinco representantes na Casa – Jerson Domingos, Eduardo Rocha, Junior Mochi, Marquinhos Trad e Maurício Picarelli, enquanto o PSDB, com 4 – Rinaldo, Onevan de Matos, Dione Hashioka e Márcio Monteiro.

Segundo o governador, a nomeação de Marun será publicada no Diário Oficial do Estado na próxima segunda-feira (28). “Em primeiro de março ele estará atuando”, garantiu.

DECISÃO

O ministro Marco Aurélio de Melo, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta segunda-feira que a Mesa da Câmara dos Deputados observe o partido, e não a coligação, para empossar suplente em razão do afastamento do deputado Danilo Cabral (PSB-PE), que assumiu a Secretaria das Cidades no governo de Pernambuco.

O mandado de segurança que garantiu a liminar no STF foi impetrado por Severino de Souza Silva, que é filiado ao PSB e integrou a coligação Frente Popular de Pernambuco, composta por nove legendas para disputar as eleições de 2010.

Severino informa que figura como terceiro na ordem de suplência, mas, excluindo-se os candidatos filiados a outros partidos, passa a figurar como primeiro suplente, com direito à posse na vaga do deputado licenciado.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS
OLHA A HISTÓRIA
Mulher fica em coma por 17 dias após tomar remédio para cólica

Mais Lidas

Foto: reprodução internetNOVA FRENTE FRIA
Nova frente fria derruba temperaturas em MS; confira a previsão
EXPORAMA 2024EXPORAMA 2024 - VEJA PROGRAMAÇÃO
Com Laço, Rodeio, Shows e entrada franca, prefeita anuncia programação do aniversário de CULTURAMA
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Nivalda Pinheiro, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Mulher pode ter matado filho na capital paraguaia / Reprodução ABC ColorTRAGÉDIA FAMILIAR
Mãe mata filho de 05 anos enforcado e é achada morta
Brasil
Conheça os finais dos principais personagens de "América"