Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 12 de maio de 2021
Busca
Brasil

TRE começa a analisar a “ficha limpa”

27 Jul 2010 - 07h52Por Dourados Agora

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul começou hoje a julgar os 371 pedidos de candidaturas individuais, exceto das duas coligações e de um partido isolado, o PSOL, que montou chapas puras para concorrer a todos os cargos. Das coligações e do PSOL, os pedidos foram deferidos durante sessão do TRE na semana passada.

Os pedidos de candidaturas, impugnações e "ficha limpa" serão julgados paralelamente. Nesta segunda-feira, devem ser avaliados pelo menos 30 pedidos. Os julgamentos continuam até dia 5 de agosto, quando encerra o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral.

O atraso para o início dos julgamentos individuais ocorreu porque o TRE teve que intimar pelo menos 90% dos pré-candidatos que entraram com pedido de candidatura, por causa de documentação irregular.

Os pré-candidatos que não atenderem a intimação do TRE/MS em 72 horas, a partir do recebimento, pode ter a candidatura indeferida, por absoluta falta de prova com relação à inexistência de hipótese de inelegibilidade.

Apresentada a documentação pertinente, será examinada se a candidatura preenche, ou não, os requisitos legais, inclusive os relativos à Lei da Ficha Limpa.

Para o presidente do TRE, o desembargador Luiz Carlos Santini, muitas das situações apontadas demonstram desrespeito à legislação eleitoral, desconsideração com o poder judiciário e evidenciam a desorganização de alguns partidos e coligações. Só a PRE/MS (Procuradoria Regional Eleitoral em Mato Grosso do Sul) ajuizou 71 impugnações.

Grande parte delas tem como fundamento a falta de prova da desincompatibilização de servidores públicos pré-candidatos. Outros motivos são as condenações criminais e julgamentos de contas pelo Tribunal de Contas do Estado e da União.

A maioria dos pedidos de registro foram feitos sem a apresentação dos documentos necessários exigidos pela Resolução TRE nº 428/2010, demonstrando que coligações, partidos e candidatos não apresentaram devidamente os documentos, descumprindo a legislação.

O PRE/MS explica que só com apresentação da documentação completa exigida, principalmente as certidões negativas cíveis e criminais, é que poderá ser realizada com clareza análise pelo deferimento, ou não, da candidatura, principalmente se houve o atendimento da chamada Lei da Ficha Limpa.

Impugnações

Para o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, a implementação da Lei da Ficha Limpa deve provocar a impugnação de até 15% das candidaturas este ano.

"A ficha limpa pegou, sem dúvida nenhuma. Estou fazendo um cálculo que essas impugnações devem corresponder entre 10% a 15% dos registros de candidaturas. Isso é algo esperado, está dento do normal e a Justiça Eleitoral dará uma resposta rápida a essas impugnações".

 presidente do tribunal disse também que a lei prevê algumas hipóteses de inelegibilidades e ao que, até o momento, todas as impugnações estão baseadas na Lei da Ficha Limpa.

"Vamos examinar todas essas impugnações e o que pode, de certa maneira, tranquilizar a todos que acompanham essas impugnações é que, no momento, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o STF (Supremo Tribunal Federal) chegaram a um consenso em relação a certas teses, os processos serão julgados rapidamente", disse o ministro, em relação ao prazo para a Justiça Eleitoral julgar todos os casos de inelegibilidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada
TERROR NA CRECHE
Sob forte emoção moradores de Saudades realizam velório coletivo das vítimas do ataque à creche
CHEGANDO FORTE
Frio chega com força e provoca geada no Sul