Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 15 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Transporte público é o meio de locomoção mais usado no País

5 Mai 2011 - 09h00Por Ig

O transporte público é a forma mais utilizada de locomoção entre os moradores dos principais municípios do País. É o que aponta o estudo Sips (Sistema de Indicadores de Percepção Social) Mobilidade Urbana, feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com base em 2.786 entrevistas feitas no ano passado.

Segundo o levantamento, 66,3% dos habitantes das regiões metropolitanas e 65% dos moradores das capitais optam por este tipo de transporte. Mas ele registra o pior índice de satisfação entre seus usuários: 54% consideram regular e ruim. Entre os usuários de carro e moto, o índice de satisfação é de 86,6% (muito bom ou bom). Para os adeptos de bicicleta, 75,1% avaliam a qualidade como muito boa ou boa.

Pela avaliação apontada na pesquisa, para o transporte público ser considerado bom, em primeiro lugar ele deve ser mais rápido, existir mais de uma forma disponível e seguir à risca o horário marcado. Rapidez também foi a palavra adotada pelos entrevistados pelo Ipea que andam a pé, de bicicleta, carro e moto.

A falta de segurança aparece na pesquisa do IPEA. Entre os entrevistados que utilizam transporte público, apenas 31,7% se sentem seguros, enquanto os usuários de carro acreditam estar sempre seguros em 54,6% das vezes, ficando à frente de quem anda a pé (50%), de moto (36%) e de bicicleta (34%). Passageiros do transporte público que já tiveram experiência com assaltos e acidentes sentem-se, em sua maioria, inseguros; caso que não ocorre com aqueles que usam predominantemente o carro.

Ipea

Em janeiro deste ano o Ipea apresentou a primeira parte deste estudo e mostrou que 23,8% dos brasileiros já têm o carro com o principal meio de transporte. Se considerada apenas a região Centro-Oeste do País este número sobe para 36,5%. Na região Sul são 31,7% e, na Sudeste, 25,6%. O Nordeste é que o tem o menor índice, com 13%.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho
HORROR NA NOITE
Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados
DOR E DESCASO
Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério
SEUS DIREITOS
Trabalhador afastado por Covid-19 tem direito a auxílio-doença do INSS
COM DESCONTOS
Veja as opções de pagamento do IPVA com desconto
CASA PRÓPRIA
Casa Verde e Amarela substitui Minha Casa Minha Vida com opção para renegociar dívidas e menos juros
FINALISTA LIBERTADORES
Santos atropela Boca Jr e terá o Palmeiras numa final Brasileira
TRAGÉDIA NA PONTE
Motorista morre após caminhão cair de ponte