Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 27 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Transporte de banana é normatizado em Mato Grosso do Sul

2 Out 2006 - 09h41
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) normatiza o trânsito de frutos e partes da planta da bananeira. A portaria de nº 1.121, publicada no dia 28 de setembro (quinta-feira passada) exige que para a circulação dos produtos provenientes da bananeira, sejam oriundos de áreas indenes das doenças ou onde o sistema de risco tenha sido implantado.

Já dentro do Estado, se a origem é uma área contaminada que os produtos sejam acompanhados de uma certificação de sanidade que será emitida por um técnico habilitado responsável pela produção e pelo desenvolvimento da cultura, com essa documentação o produtor poderá requerer a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) no Iagro estando assim, o produtor liberado para seguir destino.

“Quando em 2004 foi constatada a presença da praga mais severa que ataca os bananais, a Sigatoka Negra, agravando muito os problemas fitossanitários do Estado, o Iagro tomou medidas de controle da disseminação da doença, através de inspeções feitas nos bananais e orientando os produtores a adotarem o sistema de mitigação de risco. E com essa portaria, o órgão está tentando evitar a disseminação de pragas controlando de forma mais intensa os locais onde existam os focos, protegendo o patrimônio agrícola de Mato Grosso do Sul”, Finaliza João Cavalléro, secretário de Estado da Produção e do Turismo.

Consumo - A banana é uma fruta de grande consumo no Brasil, sendo considerada a segunda mais consumida, com importante papel socioeconômico no País, contribuindo para a dieta alimentar de grande parte da população e altamente nutritiva, rica em vitaminas e minerais.

Mato Grosso do Sul, na década passada atingiu a sua maior área plantada de plantio de banana, apresentando aproximadamente seis mil hectares de cultivo de banana. Com a presença de diversas pragas, principalmente, o Mal do Panamá que constitui um fator limitante para o cultivo da banana, havendo, com isso, uma diminuição significativa na área plantada reduzindo para menos de 2000 ha. no ano de 2005.

 

MS Notíicas


Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Julgue com justiça
LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos