Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Transgênicos devem exceder 200 milhões de hectares até 2015

30 Mai 2007 - 04h38

A recente disputa global por terras para o plantio de grãos voltados à alimentação ou produção de biocombustíveis deverá abrir de vez as portas para os transgênicos no mundo, na avaliação do Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA), baseado em Nova York, nos Estados Unidos. 

Clive James, presidente do conselho de administração do ISAAA, estima que a área cultivada com transgênicos deverá superar 200 milhões de hectares até 2015. "Haverá um rápido avanço no cultivo de culturas geneticamente modificadas em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e países em desenvolvimento, como Brasil, China e Índia", afirmou James, em entrevista concedida por telefone. 

Hoje existem 16 variedades de alimentos aprovados no mundo para plantio comercial, mas apenas oito são cultivados - soja, milho, algodão, canola, alfafa, arroz, mamão papaya e abóbora. Na safra 2006/07, a área cultivada com transgênicos no mundo atingiu 102 milhões de hectares, tendo como principais culturas a soja, que respondeu por 62% do total cultivado, milho (22%), algodão (11%) e canola (5%). Em relação à produção total de cada cultura, 59% da soja cultivada no mundo é geneticamente cultivada. Esse índice é menor no milho (27%), no algodão (27%) e na canola (18%). 

Para os próximos oito anos, o ISAAA prevê a aprovação em ritmo mais rápido de novas variedades, especialmente nos países da Ásia, América Latina e África. No caso brasileiro, ele cita o lançamento, até 2010, de variedades de cana mais produtivas e tolerantes a doenças. No mundo, no entanto, a expansão ainda ficará concentrada em soja, cana, trigo e arroz. 

James cita como pesquisas mais próximas da fase comercial variedades de milho tolerante à seca, que deve chegar ao mercado em 2010, e de variedades de soja, milho e trigo também tolerantes ao estresse hídrico. "Hoje a agricultura consome 70% da água potável no mundo. Não é sustentável expandir a produção utilizando todo esse volume de água", afirma ele. 

Outra tecnologia que deverá contribuir para o avanço do plantio de transgênicos será a liberação de uma variedade de arroz enriquecido em vitamina A (conhecido como arroz dourado), que também deve ser lançado até 2010. 

"Hoje 22 países cultivam transgênicos e há outros 29 que apenas consomem. Até 2015, o número de países que plantam deve passar de 22 para 40 e o número de agricultores pode passar dos atuais 10 milhões para 100 milhões", prevê James. Ele estima que existam 200 milhões de produtores de arroz no mundo e, caso o arroz dourado seja aprovado para plantio na Ásia, pelo menos 80 milhões de produtores tenderão a adotar a cultura. 

Ele cita o caso recente da Índia, que iniciou o plantio de algodão transgênico em 2002, com 50 mil hectares, e na última safra plantou 3,8 milhões de hectares da pluma transgênica. "Os produtores da Índia aumentaram a sua rentabilidade em 88%, ou o equivalente a US$ 250 dólar por hectare, com economia no uso de insumos. E o mesmo ocorreu na Argentina, no Brasil e em outros países", observou. 

O ISAAA estima que os agricultores no mundo tenham economizado o equivalente a US$ 24,2 bilhões entre 1995 e 2005 com a adoção de culturas geneticamente modificadas. "Houve benefícios econômicos, com redução de custos, aumento da produtividade e aumento das exportações, e há benefícios ambientais, com redução da taxa de resíduos de defensivos no meio ambiente e otimização do consumo de água. Não será possível ao mundo dobrar a produção para atender à demanda por comida até 2025, sem adotar transgênicos", diz James. 

Para ele, prova de que o avanço dessas culturas será irreversível é o início do plantio de transgênicos em países da Europa , onde já há aprovação para chicória, cravo, fumo e milho transgênicos.

 

 

Valor Economico

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS