Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
PRESOS EM MS

Transferência de presos gera crise política em MS

27 Out 2009 - 07h12Por Diário MS
A transferência de dez presos do Rio de Janeiro para o presídio federal de Campo Grande gerou uma crise política em Mato Grosso do Sul. O deputado federal Marçal Filho (PMDB) anunciou que fará hoje na Câmara um pronunciamento contra a decisão da Justiça Federal de transferir os líderes do tráfico de drogas no Rio para MS. Os presos, que já se encontram no Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, teriam comandado os ataques que derrubaram um helicóptero da Polícia Militar e já resultaram na morte de ao menos 50 pessoas naquele Estado.
“Como representante de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional não posso me calar diante de mais essa injustiça contra nosso Estado”, declarou o deputado ontem, antes de embarcar para a capital Federal. “Estamos virando um depósito de criminosos que outros estados rejeitam”, constatou.
Marçal Filho citou o aumento da criminalidade em Dourados e região após a instalação da Phac (Penitenciária Harry Amorim Costa), na década de 90, como resultado da “invasão” dos grupos organizados, já que com os presos vêm também os familiares e os comparsas, formando aqui o que ele classificou como “sucursais” do crime organizado.
“Para movimentar o ramo principal, que é o tráfico, esses grupos enveredam pelo roubo, prostituição, furto, sequestros e outras modalidades de crimes”, assinalou Marçal Filho, acrescentando que em todas essas “modalidades” de crimes os índices aumentaram depois da chegada do presídio, que hoje abriga mais de 1.500 presos de todas as regiões do país.
Marçal Filho lembrou que desde que foi tomada a decisão de incluir Mato Grosso do Sul na lista dos Estados que receberiam presídios federais houve uma intensa mobilização contra a medida. “Infelizmente o governo fez ouvidos moucos e nos ‘brindou’ com mais esse depósito de bandidos de outros estados”, criticou o parlamentar.
Dentre as incoerências da transferência dos líderes do tráfico em seus Estados para Mato Grosso do Sul, Marçal Filho apontou o fato de MS fazer fronteira com produtores de cocaína (Bolívia) e maconha (Paraguai). “Ora, estão colocando as raposas para, através de seus familiares e comparsas, cuidarem do galinheiro”, ponderou ele, referindo-se novamente à “sucursal” gerada pela transferência.
Além do pronunciamento em plenário, Marçal vai marcar uma audiência com o ministro da Justiça, Tarso Genro, para expressar sua indignação com a transferência dos presos. Ontem, a OAB/MS também publicou uma nota repudiando a medida.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste