Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
MARACAJU

Tradicional festa de São Sebastião movimenta Maracaju

22 Jan 2011 - 09h28Por Dourados Agora

A festa em honra de São Sebastião prossegue neste final de semana, no município de Maracaju, com eventos religiosos e culturais. O evento vem mobilizando a população desde o meio da semana. Festeiros, voluntários e integrantes da Secretaria de Assistência Social, uniram-se mais uma vez no salão de eventos da igreja para produzir lingüiça para a 83ª edição da Festa de São Sebastião.

O prefeito Celso Vargas e a primeira dama Giovana estiveram na carneada auxiliando na confecção da iguaria que leva o nome de Maracaju. Vargas entregou aos festeiros um cheque no valor de R$ 31.850,00. O montante vai ajudar na organização da festa que tornou-se um dos maiores eventos religiosos do Mato Grosso do Sul. Antes dos festejos, a prefeitura mandou um mutirão de limpeza e mão de obra para manutenção do evento realizado há quase um século.

Um dos festeiros deste ano, o vereador Nenê de Vista Alegre comentou a importância do auxílio do município de Maracaju. “Como é costumeiro, o prefeito se prontificou em auxiliar financeiramente”. Este ano os festeiros de São Sebastião são Eliseu Eberhardt, Adelir Stragliotto, Manoel Leonardo de Lima, Paulo Sieber, Pedro Sieber, Antonio João Marçal de Souza e Tarcisio Adams.

PROGRAMAÇÃO

A programação começou dia 11 de janeiro com novena na na igreja de São Sebastião. No dia 20 de Janeiro, dedicado ao santo, houve batismos, procissão e celebração em homenagem a São Sebastião. Neste sábado, às 11h30, tem o Baile Caarapé com Espíndola e Grupo; às 21h30, Show com Eder, Alex e Espíndola; à meia noite, é a vez do Grupo Eco do Pantanal. No domingo, às 10h tem missa e às 11h, almoço com animação de Jorge Alarcom e Grupo; às 13h30, a animação fica por conta de André Corrêa e Rodrigo; às 16h domingueira com Hebert & Evandro.

HISTÓRIA

A festa iniciou com Amélia Francisca Adão, mais conhecida como “Mãe Amélia”, filha de escravos. Em meado de 1902 a jovem Amélia, sempre na lida rural, saiu desprotegida com o corpo quente em uma manhã de chuva fina e fria de inverno, ficou paralítica de uma parte da face.

Devota de São Sebastião pediu ajuda ao santo e sua prece foi atendida. Com a cura Amélia sentiu-se no dever de pagar sua promessa. Dias antes do aniversário de São Sebastião saía nas chácaras e fazendas da região arrecadando prendas para realizar a festa aos inocentes e a procissão à São Sebastião.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto